latimes_genaro molina

Incêndio florestal no norte de Los Angeles afasta 85 mil pessoas de suas casas, provoca sensação de ‘cidade em guerra’ e muda rotina da região.

Assim como o Brasil tem a temporada de chuvas, a Costa Leste dos Estados Unidos tem a temporada de incêndios. Há dois anos, um incêndio de proporções gigantescas bateu às portas de Los Angeles, atingindo até mesmo o Griffith Park [dentro da cidade] e agora a preocupação retorna: as cidades de Glendale, Altadina e parte de Pasadena estão em chamas.

Fomos surpreendidos no sábado com um gigantesco cogumelo cinza atrás das montanhas do Griffith Park, onde está localizada a placa de HOLLYWOOD e o Observatório. A identificação foi imediata com as fotos das bombas de Hiroshima e Nagazaki. A fumaça atingia alturas impressionantes e também se espalhava rapidamente em direção ao Leste e, claro, o Sul, onde estou. Vimos o cogumelo pela primeira vez quando fomos ao mercado, então, não conseguimos tirar fotos. Para surpresa total, era possível ver parte da nuvem de dentro da minha sala. Era só olhar para o céu. E aquele espetáculo assustador não desapareceria tão facilmente.

Ontem, domingo, o cheiro de queimado começou a tomar a cidade. Começou leve, como se alguém tivesse feito churrasco há pouco. Hoje a visibilidade caiu, o cheiro de madeira queimada é constante, dificulta a respiração e pegou estudantes – e escolas – de surpresa. Hoje é o primeiro dia de aula, especialmente nas aulas afetadas, as condições respiratórias eram impraticáveis. O Glendale Community College [muito próxima das chamas], por exemplo, manteve as atividades normais, mas está pensando em suspender as aulas por alguns dias ou, pelo menos, reduzir a carga horária. Nas escolas infantis, a presença de alunos caiu cerca de 35%. Outras tantas anunciaram o fechamento temporário, especialmente na região atingida. Máscaras começam a surgir em alguns pontos. Menos gente andando nas ruas. Quem pode, se protege.

Também pudera: Arnold Schwarzenegger decretou que o foco está “fora de controle”. Como sempre, os bombeiros fazem todo o possível, mas a combinação de ar seco, ausência de chuvas há meses [a última gota d’água caiu em março] e ventos fortes transformam os incêndios na Califórnia em tragédias garantidas. Diferente do último grande incêndio, que atingiu casas milionárias nas colinas mais ao noroeste, essa queimada ameaça grandes áreas urbanas.

Devo dizer, é o mais próximo de um filme-catástrofe que já estive. E, o pior, está acontecendo em tempo real, basta olhar pela janela. Com isso, o calor que já era infernal, aumentou. Ontem os termômetros marcavam mais de 38 graus, e hoje a previsão é de mais calor. Por outro lado, a esperança de contenção dos incêndios vem com um furacão que se aproxima no Sul da Califórnia. Pode perguntar para qualquer um: entre dois males, fiquemos com o furação! Como diria Coronel Kurtz: “O Horror… O Horror”.

[ATUALIZAÇÃO]
Acabei de tirar essas fotos da minha sacada!
cogumelo_01

cogumelo_02

cogumelo_03

Fotos do LA Times:

Fábio M. Barreto

Fábio M. Barreto novelista de ficção, roteirista e diretor de cinema e TV. Atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e da plataforma EscrevaSuaHistoria.net.
Atualmente, vive em Brasília com a família.

Recomendado para você

14 Comments

  1. Pelo menos o clima no Brasil é bem úmido, o que torna fenômenos como este mais difíceis de acontecer. Esse é um bom exemplo de como nem mesmo o país mais poderoso do mundo pode enfrentar a força da natureza. Agora o que me assustou foi seu relato de que não chove a meses em LA! Nossa, um cenário típico do Nordeste brasileiro!

  2. […] Califórnia em Chamas | SOS Hollywood – Assim como o Brasil tem a temporada de chuvas, a Costa Leste dos Estados Unidos tem a temporada de incêndios. Há dois anos, um incêndio de proporções gigantescas bateu às portas de Los Angeles, atingindo até mesmo o Griffith Park [dentro da cidade] e agora a preocupação retorna: as cidades de Glendale, Altadina e parte de Pasadena estão em chamas […]

  3. Ah, que triste, ver minha cidade do coração assim… de novo… 🙁

  4. […] Califórnia em Chamas | SOS Hollywood http://www.soshollywood.com.br/california-em-chamas – view page – cached #SOS Hollywood RSS Feed SOS Hollywood Atom Feed SOS Hollywood » Califórnia em Chamas Comments Feed SOS Hollywood Os Botões de Neil Gaiman Revelada Imagem do Final de True Blood! NextGEN Gallery RSS Feed — From the page […]

  5. ” O clima no Brasil é bem úmido”, não aqui. Estou em Brasília,
    Centro-Oeste, aqui a seca predomina de março a setembro, umidade chega a ficar em torno de 20%, por milagre da natureza, tivemos chuva há alguns dias, chuva mesmo, e não apenas gotinhas, deu uma amenizada na coisa, mas o ar seco por aqui e o calor, ( apesar de estarmos no inverno ), tbm aumentam as possibilidades de incêndio. Graças a Deus, nada desse porte aconteceu por aqui, e espero que continue assim.

    A única coisa que posso fazer daqui é rezar pra que chova por aí….e sem vento!!!

  6. Nossa!

    O poder da natureza fenomenal, ninguem pode com ela…
    Agora, não sabia que L.A era tão quente e seco assim.
    As fotos são realmente impressionantes, parece uma explosão vulcanica!

  7. RT: @soshollywood: Los Angeles enfrente incêndio assustador e fumaça toma conta da cidade. Saiba mais e veja fotos: http://uiop.me/e5B

  8. O Horror.. o Horror.. Los Angeles enfrenta incêndio assustador e fumaça toma conta da cidade. Saiba mais e veja fotos: http://uiop.me/e5B

  9. RT: @soshollywood: Los Angeles enfrente incêndio assustador e fumaça toma conta da cidade. Saiba mais e veja fotos: http://uiop.me/e5B

  10. Poxa isso é tão triste 🙁

  11. Matéria sobre os incêndios em LA atualizada: fotos tiradas nesse instante, da minha sacada! http://uiop.me/e5B

  12. Barretão aqui no estado de Mato Grosso sofremos muito nos meses de Julho a Setembro, devido á grande estiagem do período e queimadas criminosas, o céu fica particament encoberto por fumaça.
    Graças a Deus, este ano o quadro não se repetiu, devido chuvas fora de época terem nos presenteado. Estamos conseguindo respirar.
    mas falo com conhecimento de causa, que sei o que você está passando.
    Abraços (e não deixa de ter um umidificador de ar aí na sua casa)

    1. Umidificador está nos planos. é que quase US$ 50 é meio carinho. :p

  13. Fábio não sei se ai é igual ao Brasil que dá para parcelar , eu gastei R$250,00 em 6x um umidificador porque aqui em São Paulo qdo entra as massas de ar quente e seco ninguém aguenta. Meus filhos sofrem pra caramba com isso.

    Sua casa não tem perigo de pegar fogo tem?

Comments are closed.