Gente Que Escreve - NaNoWriMo

Gente Que Escreve 048 – As Melhores Dicas para o NaNoWriMo

“Escreva um livro de 50 mil palavras durante o mês de novembro. Esse é o desafio do NaNoWriMo e o Gente Que Escreve traz as melhores dicas para quem vai se aventurar!”

Novembro já vai começar e, de acordo com o site oficial do NaNoWriMo (National Novel Writing Month), pelo menos 320 brasileiros estão inscritos. Se você é um deles, ou está pensando em aceitar o desafio de escrever um romance durante o mês de novembro, esse programa foi feito para ajudar na sua jornada. Caso nem sabia o que é, ou não tenha interesse em escrever tanto – em tão pouco tempo -, serve do mesmo jeito, afinal, todo mundo encara uma arrancada de redação de vez em quando e é bom saber o que fazer quando o mundo lá fora desaparece e apenas o Word resta!

Fábio M. Barreto e Rob Gordon reuniram as melhores dicas para esse formato e discutem como aplicar cada uma delas. Lembrete: FAÇA OUTLINE! Mesmo quem é jardineiro ou “pantser”. É impossível escrever algo bom, em um mês, sem o mínimo de preparação. Você pode até se divertir, mas vai ter que reescrever absolutamente tudo mais umas duas vezes, então, por que não melhorar a primeira versão onde for possível?

Participe deixando o link do seu trabalho durante o NaNoWrimo, divulgue o que você escreveu nos anos anteriores e, se quiser, compartilhe a experiˆência com os ouvintes durante o processo aí nos comentários!

O perfil do Barreto é esse aqui. Adicione lá, ele vai aceitar todo mundo!


NOVA TURMA: CURSO DE ROTEIRO

As inscrições para o Curso de Roteiro de Cinema/TV (live action ou animação) do Escreva Sua História estão abertas. Para conhecer os detalhes do curso e fazer sua matrícula, clique aqui e visite o site.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato direto com o Barreto pelo e-mail fmbescritor@gmail.com, coloque Curso de Roteiro no Assunto da mensagem para facilitar a leitura.

As aulas começam em 15 de novembro e são semanais.

Insira o cupom: gentequeescreve no ato da inscrição (ou clique neste link direto) e receba R$ 100,00 de desconto.


APOIE O GENTE QUE ESCREVE

Na nossa campanha de Apoio Coletivo, você pode ajudar o Gente Que Escreve a trocar equipamentos, pagar os custos de hospedagem, investir em equipe, e, acima de tudo, garantir a assiduidade dos programas. O programa vai continuar com distribuição gratuita, então, mesmo que você não possa ajudar financeiramente, colabore divulgando para os amigos e participando da nossa comunidade tanto no Facebook quanto nos comentários dos programas.

Para conhecer a campanha e ver como você pode colaborar, visite a plataforma de sua escolha:
Apoia-se – clique aqui.
Patreonclique aqui.


APRESENTAÇÃO

Fábio M. Barreto & Rob Gordon

EDIÇÃO DE ÁUDIO

Danton Freitas – Podstoria

ARTE DA CAPA

Thiago Dalleck

LOGOTIPOS

André Zuil

MÚSICA TEMA

“Would you Kindly”, tema original composto e cedido por Daniel Bellieny

DESIGN DO SITE E HOSPEDAGEM

Alexandre Chaves – Fireball

LINKS RECOMENDADOS

Barreto na Amazon – Horror, FC & Fantasia, Suspense e mais!
Rob Gordon na Amazon – Só um, por enquanto!
Terapia – HQ premiada do Rob Gordon
Championship Vinyl – Blog do Rob Gordon.
Championship Chronicles – Blog de Crônicas do Rob Gordon.
Goodreads – Livros do Barreto na comunidade norte-americana.

DESAFIO DAS 3 PÁGINAS

Clique aqui e participe.

FEED DO iTUNES

https://itunes.apple.com/us/podcast/gente-que-escreve/id1042737562
Assine, comente e avalie!

FEED PARA OUTRAS PLATAFORMAS

http://feeds.feedburner.com/GenteQueEscreve

SIGA/CURTA AS NOSSAS REDES SOCIAIS

http://www.twitter.com/gentequeescreve
http://www.facebook.com/gentequeescreve
http://instagram.com/soshollywood
https://instagram.com/robgordon_sp
https://www.facebook.com/soshollywood
https://www.facebook.com/robgordonsp
http://twitter.com/fabiombarreto
http://twitter.com/robgordon_sp

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS E O ENDEREÇO DA CAVERNA DA CUCA.

Envie e-mails com para: gentequeescrevepodcast@gmail.com

Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast “Gente Que Escreve” e dos cursos “Escreva Sua História” e “C.O.N.T.E. – Curso Online de Técnicas para Escritores”.

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

18 comentários sobre “Gente Que Escreve 048 – As Melhores Dicas para o NaNoWriMo

  1. Eu participo do NaNoWrimo desde 2013. No primeiro ano eu quase terminei (mas completei o livro alguns dias depois), em 2014 eu consegui terminar à tempo, em 2015 eu abandonei a história e em 2016 foi o primeiro ano que eu não participei. Esse ano quero participar, mas é a primeira vez que eu não faço ideia do que vou escrever. Por que eu sempre tento participar todo ano desde que descobri o NaNo? Porque para mim a ideia é sensacional. É uma ótima forma de você parar de se sabotar e sentar para escrever de verdade. E o que eu acho mais legal é o apoio que você recebe da comunidade que se junta para fazer isso. Nunca participei de um encontro em pessoa para escrever, mas tenho contato pela internet com alguns participantes. A minha dica para quem for participar é usar o método pomodoro: você define um período de 25 minutos para escrever, sem parar para absolutamente nada. Acabados os 25 minutos, você tem 5 minutos para fazer o que quiser (entrar no Facebook, Twitter, pegar um copo de água, sei lá…). Depois, você volta ao tempo de 25 minutos sem parada. Nos primeiros tempos você provavelmente vai escrever de vagar, mas escrever é assim: você precisa começar. Com o passar desses períodos você vai ver como consegue desenvolver mais palavras a cada vez.

  2. Muito legal o episódio! Vou participar do NaNoWriMo pela primeira vez esse ano e estou bem animada! 🙂
    Pra quem quiser me seguir lá: https://nanowrimo.org/participants/carolvidal

    Devo dividir bastante como tá sendo a experiência no meu Twitter (https://twitter.com/carolvidal_) e mais ou menos no meio de novembro vou soltar uma edição da minha newsletter contando com mais detalhes como estou me saindo (assine aqui: hhttps://tinyletter.com/carolvidal_).

    Espero todos por esses canais pra trocarmos ideias!

  3. Nunca tinha ouvido falar da proposta, e não acreditava que tinha uma ideia boa o suficiente para caber nesse formato. Acabou que resolvi falar sobre uma história que aconteceu em minha vida, com leves toques de ficção.

    https://nanowrimo.org/participants/dalila-teixeira/novels/mar-e-ceu

    Tenho medo de não conseguir dar conta, pois trabalho como freelancer e preciso trabalhar muito esse mês para conseguir pagar todas as contas. Mas, vamos tentar. Se eu não conseguir chegar até o fim, pelo menos espero terminar o mês faltando pouco para terminar.

Deixe um comentário