History of Motion Picture já era, mas o curso continua! Agora no modo multitarefa com 3 matérias ao mesmo tempo!

por Fábio M. Barreto, de Los Angeles

Alguns conceitos vão demorar para se enraizarem na minha mente acadêmica: o principal deles é a idéia de fazer uma matéria por mês, em vez de ter um ano letivo definido. Janeiro e toda a jornada relatada até agora foram só por conta de uma matéria – History of Motion Pictures. E já pareceu uma avalanche de conteúdo, fluxo de trabalho, provas e novidades. Também pudera, o intensivão foi realmente pesado e a carga de leitura foi exaustiva e ainda bem que valeu a pena! Bom, assim espero, as notas só saem na próxima sexta-feira, tanto da tese de conclusão – ou Term Paper, como eles chamam – e também da prova final, que fiz na última quinta-feira.

Vou resumir o máximo possível para falar da prova final: basicamente, 60 perguntas teste e uma redação sobre a auteur theory – teoria do autor –, aquela definida por Truffault, Godard e seus amiguinhos na Carriers Du Cinema [postula que os diretores autorais tem estilos e temas constantes ao longo de suas carreiras, são capazes de controlar todo o processo desde o roteiro até a edição final e etc] sobre um filme visto em aula e, pelo menos, mais um trabalho do mesmo diretor visto por conta própria. Virei a noite de quarta-feira estudando e lendo o que faltava. Não recomendo ler 110 páginas dessa forma, de forma alguma. Hehe.
Curiosidade da prova: precisava levar dois “Blue Books” para a redação. O blue book é um caderninho mixuruca pautado. Não entendi a razão de dois, afinal, só precisei escrever uma folha – frente e verso – e pronto. De qualquer forma, a professora misturou os cadernos de todo mundo e redistribuiu para evitar que algum engraçadinho tentasse colar. Achei divertido.

Leia as outras matérias do SOSCollege clicando aqui!

Bem, fiz a prova teste, cai numas pegadinhas, mas deu pra fazer uns 80% fácil. Aí parti para a redação. Escolhi Tim Burton já que havíamos visto o curta Vincent (clique aqui para assistir) e sei a maioria dos filmes dele de cor. Falei um bocado sobre Alice no País das Maravilhas e sobre Peixe Grande, um dos meus favoritos! Resisti ao impulso de escrever sobre George Lucas, pois ficaria meio óbvio comparar a fixação em “impérios do Mal” por conta do Freheit e Guerra nas Estrelas. Burton foi mais divertido nesse aspecto. Foi interessante escrever em inglês, sem dicionário, com relógio contando e, o pior, sem o computador para corrigir errinhos bobos! Devo ter errado uma porrada de coisa, mas era esperado. Definitivamente, algo que vou ter que aprimorar. Malditos computadores e seus corretores ortográficos! 😀

Para variar, algumas coisas não mudaram dos meus tempos de faculdade de jornalismo. Fiz a prova numa velocidade meio estúpida, demorei um pouco mais pra escrever de forma mais “humana” possível e fui o segundo a entregar. Revisar é para os fracos! E para os que gabaritam! Enfim, agora é esperar para ver as notas até o fim da semana.

Porém, nada de descanso. Depois de 5 semanas de pauleira com História, hoje cedo começa a aula de Introdução ao Cinema (Introduction to Motion Pictures), na quarta-feira tem História do Documentário (History of the Documentary Film) e, se tudo der certo, na quinta vou conseguir adicionar Beginning Motion Picture Workshop, que é a aula mais esperada das básicas: vou filmar meus primeiros curtas!!!! Mas essa estava cheia e vou ter que convencer o professor a me deixar entrar. Estou ansioso por essa, primeiro por começar a filmar – yeah! –, segundo, pelo fato de encerrar as 4 matérias básicas ainda no primeiro semestre de 2011. Com História concluída, faltam 11 matérias obrigatórias para pegar o certificado de Cinema Production! o/

Vai ser uma semana daquelas! Especialmente com o monte de matérias que preparei para o SOS e com mais uma rodada de revisão do meu romance, que já está aguardando o ISBN!!! 😀 Trabalho tem de sobra, mas o salário ó!

Até a próxima!

Fábio M. Barreto

Fábio M. Barreto novelista de ficção, roteirista e diretor de cinema e TV. Atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e da plataforma EscrevaSuaHistoria.net.
Atualmente, vive em Brasília com a família.

Recomendado para você

7 Comments

  1. Vc pode até dar risada da minha pergunta, mas me diga de qual filme é a cena da foto que ilustra este post?

    Fiquei aqui imaginando o enredo… o que é essa chave, o que o carro está fazendo em cima da arvore?

    Um abraço,

    Luiz Carlos

    1. hehe
      Luiz, a foto é do filme Peixe Grande, do Tim Burton! :p

      1. Valeu Barreto. Vou colocar na lista!

      2. Fábio,

        Acabei de assistir o filme. Não sei exatamente como me expressar, mas emocionante é a pralavra que vem. Acho que de hoje em diante, com certeza minha relação com meu pao não será a mesma. Não que ela seja ruim. Ao contrário, ela é ótima! Será melhor de hoje em diante.

        Enfim, não sei se essa é a mensagem que o filme quis passar, mas é a que neste momento, enquanto sobe os créditos finais, a que fisguei!

  2. Olá Barreto, já acompanhava seu trabalho no RapaduraCast e há um tempo tenho acompanhado os textos daqui do seu site. Essa série SOS College li inteira hoje e adorei. Dá vontade de estar aí com você, assistindo os filmes, estudando para valer e aprendendo tanto sobre cinema. No momento estou fazendo faculdade de jornalismo, mas não deixo de sonhar com uma oportunidade como essa que você teve, mesmo que tenha que aturar os “alunos-malas” que aparecem em toda classe.
    Bons estudos e parabéns pelo SOS Hollywood, Bárbara.

  3. Agora sim consegui acabar de ler a série.Por enquanto.
    Valeu por dividir suas experiências,e justamente sobre algo que me interresa tanto.
    Continue destrinchando o curso com esse diário bom de ler.
    Mas outra coisa que também atiça minha curiosidade é literatura.
    Que história é essa de livro?

Comments are closed.