E começou! Sustos, alunos esquisitos e muitos, mais muitos filmes!

por Fábio M. Barreto, de Los Angeles

O Dia-D da faculdade foi ontem. Absurdamente gripado, saindo de casa no frio descomunal e, acima de tudo, partindo para encarar o primeiro dia de estudos na LACC. Foi um dia de surpresas e o chamado “reality check”, quando cai a ficha e você começa a se tocar de algumas obviedades ao seu redor. Vou ser breve nesse texto. A aula de hoje começa daqui a pouco e ainda preciso ler dois capítulos sobre a Era de Ouro do Cinema Alemão.

Bem, primeiro susto: mais de cem pessoas na sala de aula! Um mini-auditório cumprido, com um telão bem-servido no fundo e uma mesa de som (vi alguns comandos de edição, mas não tenho certaza) logo na entrada. A sala estava lotada. Não esperava tanta gente, sinceramente. Enfim, depois de uma longa organização da papelada, a professora fez a chamada e começaram os outros sustos. Lembra dos emails que comentei nesse texto? Pois é, ela os mencionou e um monte de gente não recebeu. Logicamente, ela disse que poderia ter ido parar no Spam. E veio o susto: umas dez pessoas não sabiam o que era Spam e ela ficou tentando explicar o funcionamento. Bizarro!

Aí foi a hora de descobrir uma galera sem o livro, sem o programa e, claro, sem noção alguma! Foi um choque. Explico. Longe de ficar exigindo das pessoas ou me sentindo melhor, não é isso. Quando entrei na faculdade de jornalismo, em 1996, também não sabia escrever e desconhecia os grandes nomes da profissão. Mas, talvez pela junção de vários fatores (local, importância do cinema para LA, maior difusão dos filmes por aqui, acesso barato e sem necessidade de legenda), acreditei que um curso universitário de cinema fosse atrair pessoas mais envolvidas com a área. Só isso. Gente que, no mínimo, gosta da coisa, sabe? A primeira impressão foi de desespero e vontade de pular no pescoço, mas depois pensei bem e uma das possibilidades (bem aceitável, aliás) é de que esse povo goste de cinema. Só de blockbusters. A geração hype chegou na faculdade! Tomei!

Vimos uma série de filmes, desde os primeiros de Thomas Edison, passando pelos irmãos Lumière e tive um momento de alegria suprema ao ver Viagem à Lua, de George Meilès, o clássico fundamental da Ficção Científica no cinema. Pudemos analisar algumas técnicas, elementos criados por Meilès e até rolou uma discussão legal com a professora sobre perspectiva e angulação de cenários, afinal, a câmera ainda não se mexia, então era preciso fazer todo o resto se adaptar para um zoom e a sensação de profundidade.
Depois vimos The Great Train Robbery, outro de Thomas Edison, o primeiro western. Outra boa discussão e os sete ou oito debatedores da sala já se apresentaram. Uma já vi que é mala, pois no primeiro intervalo, ligou para alguém e começou a falar mal da professora. Trágico, não? Enquanto ele malhava a cidadã, eu caminhava pelos corredores vendo vários pôsteres de filmes vencedores do Oscar, com os nomes dos alunos laureados pela premiação! O fotógrafo de Sangue Negro, Robert Elswit, era um deles. Não é a toa que esse curso é o #1 entre os programas de cinema nas universidades públicas dos EUA! Yeah!

A aula terminou com uma série de cenas mostrando diversos estilos de cortes, filmagens, transições, usos de câmera, foco e etc. Basicamente um glossário visual de cross-cut, fade in, zoom, pan, ponto de vista e outras técnicas utilizadas para usar a câmera como elemento narrativo e não apenas uma observadora passiva.

Bom, é isso. Pensei em textos diários, mas não vai dar. Não agora no começo. Vou migrar para um por semana. Ou seja, volto no fim de semana com um geral dessa primeira leva de aulas. Agora vou correr que hoje é cinema alemão e vamos ver Nosferatu!

Mais alguém aí acha A Sombra do Vampiro um filmaço?! 😀

Fábio M. Barreto

Fábio M. Barreto novelista de ficção, roteirista e diretor de cinema e TV. Atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e da plataforma EscrevaSuaHistoria.net.
Atualmente, vive em Brasília com a família.

Recomendado para você

9 Comments

  1. Uau, que bacana… Vai ser uma correria pode apostar, mas eu penso que você vai se divertir…
    É muito bom fazer o que gostamos, o que estamos certos de estarmos aptos a fazer..
    Me dá uma certa invejinha (branca, ok? Aliás esse termo é muito nonsense!! huahua)..

    Eu sou fisioterapeuta, mas eu adoro esses lances todos sobre cinema.. Confesso que sou uma leiga total, uma ignorante completa, mas talvez eu faça disso um hobby.. Assim como escrever… rsrs

    Mas Fábio, depois eu quero falar com você sobre a LACC… Não agora, mas quando você se ajustar…

    E ver Nosferatu como parte do estudo? Isso não pode ser ruim, no way!!

    Um carinhoso abraço…

    Polly…

    1. Barreto continue com esse fantastico trabalho que conheci no rapaduracast e comecei a acompanhar no sos hollywood ha pouco tempo
      dafoe de nosferato eh fantastico.boas aulas e continue dividindo conosco seus dias de calouro
      abracao

      1. Valeu pela força, Ale!

        Sinta-se em casa e, precisando, pergunta!

        abs,
        Fábio

    2. Oi Polly,

      É, não reclamei de ver Nosferatu! Adorei, aliás, tanto que já peguei em DVD para uma análise mais in-depth.

      Quando quiser falar sobre a LACC, me avisa. ou manda email, vc tem meus contatos. 🙂

      Bjs e se cuida!
      Fábio

  2. Que dia hein? Caracas, não saber o que é um Spam é Freud! Estou gostando de saber o que está acontecendo aí com você. As Aventuras de Fábio no…Faculdade aí é o quê? College?
    A Sombra do Vampiro? É um filme com o Dafoe não é? Vi na Globo uma vez, muito legal!

  3. Fábio,

    Quem diria que na LACC teria uns pára-quedistas de curso, iguais aos do curso de jornalismo da São Judas? ( nunca me esqueço, dos sem noção escrevendo no caderno quais eram as rádios em SP davam prioridade ao jornalismo, hahahahaha)

    Abraços

    1. LOL
      Boa lembranca, Maffia!

      Muitos para-quedistas ja cairam fora nessa semana. Ainda bem!

  4. Bem que poderia rolar um SOSCollege para os leitores do blog, hein?
    Eu, que fico fascinado a cada artigo sobre ficção científica que leio por aqui, adoraria aprender mais sobre o gênero do seu ponto de vista =]

  5. Eu comecei a acompanhar o site a pouco tempo, e estou gostendo muito, mas, sem dúvida o SOSCollege foi uma das coisas mais interessantes que eu li por aqui, já não vejo a hora do próximo…

Comments are closed.