Pensar em recomeços parece ser um tema constante na Humanidade. Fazemos muita coisa, criamos um legado ou aprendemos com mais uma derrota, e, invariavelmente, sentimos a necessidade de recomeçar, de trilhar novos caminhos e tentar coisas novas. Depois de 17 anos trabalhando com entretenimento, e tentando diversos formatos, projetos e veículos, é hora de partir para um novo formato. O SOS Hollywood deixou de existir, o US Reporter vai seguir o mesmo caminho e como até mesmo a função como correspondente ficou para trás, é hora de colocar uma pedra sobre tudo isso e olhar para a frente. E isso se traduz na criação do meu primeiro site de profissional: fabiombarreto.com.

Foram meses de trabalho duro com o Alexandre Chaves, da Fireball, para chegarmos num site que mistura meus textos, minha carreira até aqui e o que ela vai ser a partir de agora. Tudo isso por ter entrado para o Grupo Epic, onde estou preparando coisas bem épicas tanto na literatura quanto nos jogos. Isso me fez repensar várias coisas, reorganizar as prioridades e encontrar outra perspectiva. Se é para ser novo, melhor abraçar as mudanças e pensar grande, não é mesmo? É engraçado notar que fiz tantas coisas diferentes nos últimos anos, em tantas mídias, com tantos veículos de comunicação, mas nunca parei para me preocupar com a minha imagem ou posicionamento. Pode parecer lero-lero de marqueteiro, mas é algo importante hoje em dia.

Jornalista? Escritor? Podcaster? Leitor Crítico? Consultor? Sim, tudo isso. Logo, a palavra Comunicador se aplica de forma mais ampla. E é algo para se ter orgulho, afinal, não é fácil construir algo tão versátil e abrangente num mercado cada vez mais especializado. Por conta da minha experiência, tenho condições de ajudar muita gente – o que é bacana, recompensador e permite a transmissão do conhecimento – em vez de seguir por aquele caminho perigoso de tentar virar celebridade. Sempre acreditei no trabalho e isso nunca vai mudar.

Esse novo site vai reunir tudo isso, e também mantém o passado vivo, pois ele contém material publicado desde 2008. Continuarei escrevendo textos e eventuais entrevistas para os apoiadores do Patreon, daqui um mês lançarei um podcast novo só para escritores e, muito em breve, também vou disponibilizar um curso para escritores. Ah, o Evandro Lima, nosso querido editor de vídeo, mandou avisar que o Barreto Unlimited também vai voltar! Tudo isso num único site, sob uma nova perspectiva e sem nomes malucos. Minhas coisas reunidas no meu site. Simples assim.

Aprendi muita coisa desde que virei escritor. Várias delas foram boas, outras tantas foram péssimas. A vida de quem escreve está cada vez mais difícil na Era em que mais se lê. É paradoxal, mas é verdade. Quer dizer, de quem escreve profissionalmente, pois muita gente não vê valor financeiro nisso e o ato de escrever tem sido empurrado para dois extremos: apenas por prazer ou com extremo sucesso de público. Como é minha profissão, não dá para ser apenas por prazer – embora ele dite todo esse afinco, incapacidade de desistir e tantos sonhos –, então preciso continuar lutando para chegar à outra margem e sustentar a família. Para isso, também preciso aceitar que não sou mais tão novinho e que, com prazer, é melhor reconhecer outros talentos – e ajuda-los – do que ficar querendo tudo para mim, ou me transformar em algo que nunca serei. Por exemplo: nunca escreverei romances adolescentes, mas não vejo nada demais em ajudar alguém que tenha talento e queira explorar esse mercado. 🙂 Afinal, todo grande livro é válido.

Enfim, é isso. Agradeço a todos que me acompanham ao longo desses anos, especialmente desde que cheguei a Los Angeles, ainda mais àqueles que apoiam o Patreon e tem mantido a esperança viva por aqui, e por todos que compraram meus livros. Muito obrigado, mesmo!

Espero que gostem do site e, ah, uma surpresa. Por conta do lançamento, todos os textos exclusivos do Patreon estão liberados. Os textos novos – a partir de amanhã -, porém, continuarão exclusivos para os apoiadores. Eles pagam por isso, nada mais justo.

Grande abraço!
Fábio

Fábio M. Barreto

Fábio M. Barreto novelista de ficção, roteirista e diretor de cinema e TV. Atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e da plataforma EscrevaSuaHistoria.net.
Atualmente, vive em Brasília com a família.

Recomendado para você

7 Comments

  1. Parabéns pela nova fase que se inicia!
    Eis que o Repórter se torna Professor 😀

    1. adorei, Guilherme! vou roubar.

  2. EEEEEEE, arrasooouuuuu!!! E gostei do presentinho no final do texto <3 🙂 \o/

    Bjs! E sucesso sempre, Barretão.

  3. Grande Barreto
    Parabéns pelo novo site e pela nova (nem tanto) postura. Espero que tudo dê certo. Segredinho o Impressões Digitais está no mesmo caminho… Abraços!

    1. valeu, Sergião! =D

  4. Parabéns pelo novo site! Deve ser muito legal poder reunir toda sua criação num lugar só. Admiro muito sua garra e capacidade de lutar pelos seus sonhos. Continue com o bom trabalho!

  5. Fico tão emocionado ao saber que existem pessoas como você, Fábio, e a equipe da Fireball, aliados a nós, escritores, que tanto penam no mercado atual. Você falou bem, não há como viver apenas de sonhos. Saiba que você tem admiradores e apoiadores que admiram tudo que faz e veem e você um alicerce que deve ser suportado por todos.

    Grande abraço e sucesso nessa nova etapa!

Comments are closed.