O SOS Hollywood que ganhou nome depois de uma outra tarde inteira zanzando pelo shopping Anália Franco, com direito trocentas revistas e livros folheados em busca de inspiração. – Borbs

Eu até costumo falar sobre isso em diversos lugares que eu escrevo, mas ainda assim, pouca gente sabe quão difícil é um site como o Judão sobreviver. São diversos motivos, sendo que todos podem ser resumidos a “Brasil e Brasileiro”, mas um acaba se destacando: assessorias e assessores de imprensa.

Desde que o primeiro Scooby Doo estreou, o Judão participa das cabines de imprensa, que é o nome “técnico” para quando uma distribuidora chama o povo pra mostrar o filme, antes da estréia, para que a gente então possa escrever sobre ele e ajudar (ou não!) a levar quem ler para os cinemas.

Esses convites todos são feitos por assessorias de imprensa, contratadas pelos estúdios. No começo, quando o Judão era ainda o CuDoJudas.com, feito ainda por alguém que mal tinha entrado na faculdade e nem sequer tinha carteira de habilitação, era difícilimo conseguir esses convites. Tínhamos (e temos, sempre tivemos) uma audiência ENORME, ávida por novidades escritas por pessoas como eles, independente da opinião, mas era um site. Um site chamado CuDoJudas. Oi?

Ainda assim, uma ou outra pessoa percebia que, apesar dos contras, tinha MUITA gente, com MUITO interesse nessas coisas e que, nos ignorar por sermos jovens, sermos da internet ou pelo simples fato de não nos conhecer, não adiantaria muito. Uma dessas pessoas é um tal de Fábio Barreto, hoje conhecido por Barretão.

MUITO do que hoje é o Judão, devo a ele pelo que foi feito nessa época, lá em 2002, 2003. Nem sei exatamente porque é que ele dava atenção pra gente, talvez um boné do Coração de Cavaleiro que ele ganhou… Mas com certeza não foi por um almoço de apresentação da programação do Cartoon Network / Boomerang. Até hoje ele reclama pelo fato de eu ter ido de bermuda… E ainda ser do CuDoJudas. Isso porque ele nem sabe que eu peguei uma sacola com brindes a mais… HAHAHA! Mas, pelo menos, ainda uso (e muito) aquela toalha do Johnny Bravo. ASSAZ. =D

Bom, o Judão virou Judão, as assessorias passaram a, muitas vezes, enviar esses convites espontâneamente, e sei lá, o Barretão sumiu. Até o roadshow de 300, que rolou em São Paulo. A pequena Ariel tinha nascido havia pouco tempo, e a gente começou a conversar um pouco mais de igual pra igual, pois ele tinha deixado de ser “assessor de imprensa” e agora era um “colega de trabalho”.

A gente passou a conversar sobre trocentos zilhões de projetos, passamos uma tarde inteira sem definir muita coisa conversando num shopping, demos início a uma parceria que, pra outra parte, parece ter sido bastante interessante… Só que ele voltou a ser assessor.

E foi por causa do Enorme Barreto que, na Comic-Con de 2007, eu tive a oportunidade de participar da minha primeira “round table” internacional, com ninguém menos que CLIVE OWEN. Não fiz UMA pergunta sequer, fiquei absolutamente hipnotizado e com medo de alguma cagada (até porque não pude assistir ao filme na noite anterior, já que o site deu problemas e eu fiquei online pra resolvê-los no Hostel).

ENFIM. No exato dia em que rolou a cabine de imprensa de A Bússola de Ouro, organizada por ele, fiquei sabendo da grande novidade: em Janeiro de 2008 ele iria pra Los Angeles, se tornar correspondente internacional. DO CARALHO. Brinquei, na época, dizendo que ia querer material exclusivo, que sobrasse…

Hoje, você está aqui no SOS Hollywood. Um blog que ganhou nome depois de uma outra tarde inteira zanzando pelo shopping Anália Franco, com direito trocentas revistas e livros folheados em busca de inspiração. Claro, o nome só foi definido depois, enquanto conversávamos por e-mail, o que nos teria poupado um grande trabalho, mas enfim. =D

A idéia do blog, inicialmente, como dizia o nome, era relatar as aventuras do Intrépido Barretão em Los Angeles. Publicar uma entrevista é legal, mas talvez dizer COMO FOI fazer essa entrevista fosse melhor. Depois era só ler o jornal, revista, site para o qual ele tava escrevendo e teríamos o conteúdo. Pronto.

Mas… Sabe aquela história que eu falei ali em cima, de Brasil e Brasileiro?! Pois é. A internet cresceu pra caramba, mas certas coisas se mantém. Ser independente, não ter saco suficiente pra puxar o dos outros, não gostar de forçar certas amizades, impedem uma porrada de coisas que deveriam ser BEM maiores que isso, já que é uma questão de profissionalismo.

O Barretão, que sentiu um pouco disso na própria pele ao tentar fazer algo diferente, passou de vez pro nosso lado e hoje, não por acaso, é o blog mais visitado do site (tirando o Gostosas UPDATE!, óbvio) e traz informações e entrevistas realmente exclusivas para um público que a gente conhece muito bem e que, às vezes, não tem contato NENHUM com quem faz esse tipo de coisa.

É o tal diferencial que só o Judão tem. Que só o SOS Hollywood tem. Um blog entre muitos nessa tal de blogosfera, com conteúdo de verdade, o que o torna absolutamente único.

Até hoje, de mim, o Barretão só teve US$150 dólares, pra conseguir sobreviver na Comic-Con e eu gostaria de dar muito mais, não só a ele, como toda a equipe, todos os blogs. A internet está mudando e a gente está na frente. Chegará o dia em que nosso trabalho será realmente reconhecido e recompensado, não só por vocês, leitores, mas também pelo povo do dinheiro.

Já está começando, isso é um fato.

Mas agora temos de ficar ricos. =D

Por enquanto, então, eu só tenho, mais do que parabenizar, que AGRADECER ao Barretão por esse blog. Se ele, pessoa física, já era responsável por grande parte no crescimento do site, o SOS Hollywood, em 2008, foi uma das melhores coisas que podia ter acontecido. E será assim em 2009. E, se Shiloh permitir, por toda a eternidade.

VALEUBÁ!

Thiago Borbolla, ou Borbs, é criador do Judão e um dos grandes responsáveis pelo nascimento do site, além de assinar o visual do SOS Hollywood.

Fábio M. Barreto

Fábio M. Barreto novelista de ficção, roteirista e diretor de cinema e TV. Atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e da plataforma EscrevaSuaHistoria.net.
Atualmente, vive em Brasília com a família.

Recomendado para você

7 Comments

  1. O Borbs, dinheiro não é tudo na vida, mas ajuda bastante hehe, mas sei bem como é foda ser nerd no Brasil, e como é foda se manter como nerd no Brasil, desde que eu descobri o Judão percebi que o site melhorou muito, e que possibilita aos nerds, continuar ser nerd, e receber as melhores notícias, desde janeiro de 2008 com direito a um correspondente diretamente de Los Angels, coisa que acho que só vcs possuem na net brasileira, parabéns tanto ao Judão, quanto ao SOS e ao Barreto

  2. chorei aqui, borbs =~

  3. Vc fez faculdade do que, Buerbes ?!

  4. Ohhò, sorei.

  5. Você merece ser recompensado pelo seu trabalho Borbs!:D
    Nós amamos o Judão.

  6. Muito bom.. O SOS Hollywood é o blog q eu mais acompanho aqui no Judão. É muito interessante acompanhar como o Barretão curte tudo la em L.A.
    Abraço!! SUCESSO!!!

  7. Clap clap clap clap clap clap clap clap!

Comments are closed.