Oompa Loompas na Fox News?

Olha como meu painel é graaaaande!
Olha como meu painel é graaaaande!

Novo sistema de tecnologia da Fox News apresenta monitores gigantes, telão gigante e um Wii gigante… ou jornalistas bem pequenos?

Uma revolução tecnológica está acontecendo na Fox News. Algo que vai mudar o jeito de se fazer jornalismo televisivo. Uma inovação tão grande, mas tão grande, que o canal precisou inventar os maiores monitores da galáxia do universo jornalístico para dar conta do recado. E o anúncio veio num vídeo divulgado pela emissora, direto das instalações em Nova Iorque, onde um estúdio gigantesco foi remodelado para ser o principal centro de operações do canal de agora em diante.

A maior atração são telas de computador de 55 polegadas bem semelhantes a iPads gigantes. O sistema touch screen vai operar numa plataforma que mistura Windows 8 e o OS da Apple. Cada jornalista poderá checar diversas fontes simultaneamente, social mídia, reportagens internas e externas e, de acordo com a Fox News, descobrir o que é verdade e o que não é. A proposta é de checagem em tempo real dos boatos e notícias publicadas online e informar o espectador o mais rápido possível. Cada uma das bancadas pode enviar o feed instantaneamente para o painel principal gigante e, consecutivamente, para o que está sendo transmitido.

Esse painel principal será controlado pelo âncora com um bastão bem similar ao do Wii, ou uma versão ampliada dele. Ele poderá mover imagens, vídeos, ampliar ou diminuir imagens e se divertir enquanto ilustra as notícias. A direção do canal acredita que esse será o novo jeito de se fazer notícias daqui para a frente e, claro, eles estão na vanguarda desse grande movimento.

Parte do pensamento da Fox é apostar na maior velocidade e na relevância das mídias sociais, além de permitir que o âncora esteja inserido no “ambiente da garimpagem” de informação. O problema ali é a falta de telefones. Ou seja, toda a investigação será feita pela internet? Ou seja, serão jornalistas checando informações da internet… pela internet… e apenas com a internet? Hum, parece faltar algo.

fox_big screens

Mas a maior pergunta é: há Oompa Loompas suficientes para abastecer todas as redações? Olhe bem para o vídeo! Estou em dúvida! As telas são realmente daquele tamanho ou a Fox News fez um acordo com Willy Wonka e está enganando todo mundo com um monte de iPads? É difícil fazer alguma coisa séria quando o canal, mesmo tendo rivalizado a CNN com extrema força e bons resultados, tem uma linha editorial tão radical e partidária.

Veja o vídeo e tire suas próprias conclusões. Acha legal?


Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e dos cursos "Escreva Sua História" e "C.O.N.T.E. - Curso Online de Técnicas para Escritores".

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

6 comentários sobre “Oompa Loompas na Fox News?

  1. Já tinha visto circulando pela internet uma foto dessas e não tinha entendido. À primeira vista, parece mais uma medida “marqueteira” do que realmente útil. Sem dúvida que é um grande apelo visual, mas parece mais uma medida da Fox News pra ‘limpar sua barra’ e tentar atrair um público mais jovem – sem fugir da sua linha editorial conservadora.

  2. Como não entendo inglês o suficiente para ir além do “olá” no vídeo, deixa ver se entendi direito:
    – A Fox tá anunciando uma nova forma de jornalismo que se apoia em garimpar o que é postado na internet e na checagem se é verdadeiro ou não, na própria internet?
    – A maior novidade é um tablet do tamanho de uma mesa?
    – Isso tá tirando os repórteres do cenário e colocando-os atrás de notícias ou só tá tirando os repórteres de seu emprego e fazendo os que sobraram usar um monitor gigante que, dividido, poderia ser usado por mais 4?

    Sério, se mudar o equipamento usado é o que a Fox entende como novo meio de fazer notícia, pobre audiência.

  3. Assim, o que eu percebi sobre a Fox:
    1 – credibilidade bem baixa, algo que as TVs brasileiras estão “conquistando” hoje em dia, só assistir TV aberta durante o dia até as 18h30 para ver o estado da notícia;
    2 – a Fox SEMPRE teve pressa em noticiar assuntos sem nem verificar se eram verdade, ela sempre foi campeã em retratação. Às vezes nem isso.

    Eu percebo esse cenário como um red herring, escondendo o fato de que a Fox continua sem conteúdo verídico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *