Quem é?

Fábio M. Barreto é comunicador, roteirista, cineasta e especialista em cultura multimídia. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atua como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado. Em meados de 2017, redefiniu a carreira para atuar como diretor e roteirista de cinema em tempo integral. Novidades, em breve!

Treinado nas melhores redações do país, com passagens por O Estado de S.Paulo e Época, e testado no calor da batalha em Hollywood, ao longo dos 17 anos de carreira dedicada ao entretenimento e à comunicação, Barreto é referência na cultura pop antes mesmo dela virar moda. Comandou revistas especializadas, entrevistou – e conviveu – com os grandes criadores de conteúdo modernos, como James Cameron e J.J. Abrams, e é um dos poucos profissionais brasileiros capazes de navegar com facilidade entre cinema, literatura e games, assim como entender muito bem quem são seus consumidores.

Criador compulsivo e escritor por vocação, Barreto também é escritor celebrado – por “Filhos do Fim do Mundo”, seu romance estreia – e mentor literário para diversos jovens autores. Escreve roteiros de ficção, terror e fantasia para o competitivo mercado de Hollywood e já produziu curtas-metragens, comerciais e vídeos educativos.

Complementa suas atividades como arqueiro olímpico, tradutor de romances (entre eles Neil Gaiman, George R.R. Martin e Sol Yurick), podcaster no Gente Que Escreve e jogando games em várias plataformas.

Formação

Associate Degree em Produção Cinematográfica – LACC/Hollywood
Pós-Graduado em Análise de Discurso – UNIP/SP
Bacharel em Comunicação e Jornalismo – USJT/SP