Barack Obama é o novo presidente eleito dos Estados Unidos da América. O sucessor de George W. Bush é o primeiro presidente negro a ocupar o comando da Casa Branca. Num dia histórico, com recorde de eleitores e longas filas em diversos estados, os Democratas voltam ao comando ao derrotarem John McCain e Sarah Palin.

Festas começam a estourar em todo o país. A Califórnia acabou de votar há cerca de 1 hora e já está entre os estados que elegeram Barack Obama. Agora, a mudança pode acontecer. Basta o presidente eleito cumprir suas promessas.

Amanhã, a “América” acorda com novo presidente e a chance de mudar seu jeito de pensar, agir e viver. E eu vivi isso aqui. Vai ser muito interessante viver o primeiro mandato de Obama para ver se ele consegue ser tudo isso que prometeu e que as pessoas esperam dele.

Fábio M. Barreto

Fábio M. Barreto novelista de ficção, roteirista e diretor de cinema e TV. Atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e da plataforma EscrevaSuaHistoria.net.
Atualmente, vive em Brasília com a família.

Recomendado para você

14 Comments

  1. Enquanto isso, em 2002…

    Agora, a mudança pode acontecer. Basta o presidente eleito cumprir suas promessas.

    Amanhã, o Brasil acorda com novo presidente e a chance de mudar seu jeito de pensar, agir e viver. E eu vivi isso aqui. Vai ser muito interessante viver o primeiro mandato de Lula para ver se ele consegue ser tudo isso que prometeu e que as pessoas esperam dele…

    Muitas coisas mudam nesse mundo, quase nenhum para melhor…

  2. O negócio agora é guardar uma foto da cara dele hoje, pra ver o quando vai mudar nesses 4 anos seguintes… Todo presidente envelhece muito durando o mandato, já repararam? Alguém lembra do Lula antes?

  3. Ótimo texto. Queria saber se você pode votar.
    Não acredito tanto nessa mudança proclamada pelo Obama, não do jeito quase revolucionário na qual colocam. Acho que até mesmo a candidatura dele simboliza uma mudança no consciente coletivo que vem ocorrendo a um bom tempo, após sucessivos resultados negativos, antes mesmo de 11/9, mas influenciado e muito por esse acontecimento. Com certeza uma boa escolha, a nível de curiosidade (primeiro presidente negro dos EUA) ou a nível de mudança (cai a economia militar bushiana).
    Se as propostas de mudança realmente se efetivarão, espero que nos conte, neste mesmo canal, neste mesmo blog.
    Abraço

  4. Finalmente!
    XARÁ, concordo em 100% com o que você escreveu no outro texto:
    “(…) BARACK OBAMA precisa superar a mentalidade expansionista e militar do povo norte-americano. MCCAIN quer lutar e OBAMA prega a diplomacia a uma nação guerreira desde seus primórdios (…)”
    Deus te ouça…
    Ainda bem que o “velhinho”, com o preocupante lema “BOMB! BOMB! BOMB!”, perdeu essa eleição!
    Saudações,

  5. Grande Fabiovisky, falou tudo!
    E não é que 24 Horas se revelou profética? Quantas saudades de David Palmer… Tomara que o mundo seja mesmo um lugar melhor a partir de hoje, com a vitória de Obama.
    Grande abraço!

  6. E os negros conseguiram seu lugar na América! Agora os Estados Unidos são um país livre e democrata. Era uma absurdez a legitimação da “escravidão” nas ruas desse país gigante. Era papável a discriminação racial aí. Cheguei a duvidar que Barak pudesse se eleger presidente. Mas tudo correu bem … e vêm aí as grandes transformações do mundo. Aproveite e participe delas, Barretão. Boa sorte!

  7. Quem critica o Lula devia ser muito feliz com o FHC né? Ai ai…

  8. Adorei a vitoria do Obama,

    George, VC JÁ ERAAA.

    mais um passo das pessoas negras, mostrando que todos são iguais e não importa a cor .

  9. @C
    Caro, se você não observou mudanças nesses ano, não sei em país vive. Só duas: aumento gigantesco de professores nas universidades públicas, financiamento e pessoas com acesso ao ensino superior. Maior programa de distribuição de renda já e maior número de pessoas saindo da linha de miséria.

    Agora, sobre Obama. Não se deve esperar mudanças grandes e repentinas, mas sim silenciosas e estruturais. E sua eleição já é o maior simbolo, a maior mudança. Essa de esperar soluções com varinha de condão é de gente que só acompanha e se interessa por política uma vez a cada quatro anos. Política é dia a dia, é dificuldade, é convencimento. E é óbvio que ele vai ter que tomar medidas não tão populares, vai ter dificuldades. Mas acredito nele, assim como acredito no perfil de política que ele prega, com mudança, com interesse em justiça social. Acreditei nisso no Brasil e acredito lá.

  10. que bom que voce ganho barack obama
    fiquei feliz parabens……

  11. É isso ai Barack Obama você é o cara conseguiu em parabéns eu estava torcendo para você!

  12. ra eu adorei o mandato de Barak Obama ele vai mudar tudo

  13. Tipo, adoreii a eleicao dele, porque o m undo vai mudar muito c isso e e as rendas e porcentegens… serao de maior utlidade, pra mim e pra você…

Comments are closed.