Gente que Escreve 052 - Literatura Noir

Gente Que Escreve 052 – Literatura Noir

Está no ar o programa sobre literatura noir que o Rob Gordon tanto queria gravar! (Agora re-leia essa frase bem rápido!) :p

O Gente que Escreve visita um dos gêneros mais marcantes, fundamentais e clássicos da literatura mundial: o noir. Discutimos as características, os modelos, os grandes nomes, os títulos imperdíveis para apresentar o assunto aos novatos e arrancar aqueles sorrisos saudodos de quem já viveu, e escreveu, no mundo dos detetives cínicos e seus casos mirabolantes.

Ouça e participe nos comentários respondendo à pergunta: Qual seu Noir favorito e por quê?


BARRETO UNLIMITED DE VOLTA!


Meu canal de YouTube voltou ao ar, graças a muitas coisas que notei durante as gravações do Gente Que Escreve. Agora, o Barreto Unlimited tem o formato de ensaio. E o tema do primeiro programa é o fantástico “O Show de Truman – O Show da Vida”, uma aula de como contar histórias.

Assista ao vídeo, assine o canal e apoie mais essa empreitada deste âncora que vôs escreve. Se quiser participar da discussão, é só deixar um comentário. Estou respondendo todos! =D


 

APOIE O GENTE QUE ESCREVE

Na nossa campanha de Apoio Coletivo, você pode ajudar o Gente Que Escreve a trocar equipamentos, pagar os custos de hospedagem, investir em equipe, e, acima de tudo, garantir a assiduidade dos programas. O programa vai continuar com distribuição gratuita, então, mesmo que você não possa ajudar financeiramente, colabore divulgando para os amigos e participando da nossa comunidade tanto no Facebook quanto nos comentários dos programas.

Para conhecer a campanha e ver como você pode colaborar, visite a plataforma de sua escolha:
Apoia-se – clique aqui.
Patreonclique aqui.


C.O.N.T.E. – MASTERCLASS PARA ESCRITORES

Depois de 4 turmas de muito sucesso, Fábio M. Barreto decidiu disponibilizar TODAS as aulas e apostilas do C.O.N.T.E. no formato Masterclass. Ou seja, você tem acesso a todo o material do curso instanteamente ou pode tentar seguir o “programa”.

São mais de 16 horas de conteúdo, em vídeo e escrito, com exercícios práticos, artigos teóricos e muito da experiência do Barreto.

Então, se você não pode fazer o CONTE anteriormente (especialmente pelo valor), agora é a hora de investir (BEEEEEEM menos) e contar com ajuda de um dos escritores brasileiros mais engajados na preparação das novas gerações. Minha parte está feita, agora é com você! Aproveite!

Mais detalhes aqui: C.O.N.T.E. – MASTERCLASS


APRESENTAÇÃO

Fábio M. Barreto & Rob Gordon

EDIÇÃO DE ÁUDIO E LOCUÇÃO

Danton Freitas – Podstoria

ARTE DA CAPA

Johnny Bijos  

LOGOTIPOS

André Zuil

MÚSICA TEMA

“Would you Kindly”, tema original composto e cedido por Daniel Bellieny

DESIGN DO SITE E HOSPEDAGEM

Alexandre Chaves – Fireball

LINKS RECOMENDADOS

Barreto na Amazon – Horror, FC & Fantasia, Suspense e mais!
Barreto Unlimited – Canal do Barreto no YouTube
Rob Gordon na Amazon – Só um, por enquanto!
Terapia – HQ premiada do Rob Gordon
Championship Vinyl – Blog do Rob Gordon.
Championship Chronicles – Blog de Crônicas do Rob Gordon.
Goodreads – Livros do Barreto na comunidade norte-americana.

DESAFIO DAS 3 PÁGINAS

Clique aqui e participe.

FEED DO iTUNES

https://itunes.apple.com/us/podcast/gente-que-escreve/id1042737562
Assine, comente e avalie!

FEED PARA OUTRAS PLATAFORMAS

http://feeds.feedburner.com/GenteQueEscreve

SIGA/CURTA AS NOSSAS REDES SOCIAIS

http://www.twitter.com/gentequeescreve
http://www.facebook.com/gentequeescreve
http://instagram.com/soshollywood
https://instagram.com/robgordon_sp
https://www.facebook.com/soshollywood
https://www.facebook.com/robgordonsp
http://twitter.com/fabiombarreto
http://twitter.com/robgordon_sp

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS E CASOS MISTERIOSOS.

Envie e-mails com para: gentequeescrevepodcast@gmail.com

Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e dos cursos "Escreva Sua História" e "C.O.N.T.E. - Curso Online de Técnicas para Escritores".

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

8 comentários sobre “Gente Que Escreve 052 – Literatura Noir

  1. Salve, Barreto, salve, Gordon!

    Massa esse assunto!

    Eu considero muitas vezes o noir mais como estilo do que um gênero, uma vez que ele pode ser aplicado em muitos tipos de histórias, como histórias policiais, ficção científica ou até mesmo sobrenaturais (a série Hellblazer?) e super heróis (Watchmen, será?). Talvez possa ser entendido até mesmo como um movimento artístico, uma vez que além da literatura ele influenciou cinema e por que não, quadrinhos.

    Estou explorando os autores há alguns meses e até agora quem me atraiu mais foram os trabalhos do Dashiell Hammett, David Goodis e se pudermos considerar, F. Scott Fitzgerald. Não gostei tanto do Raymond Chandler porque achei os clichês do gênero mais pesados nos textos que li dele… Embora os mesmos clichês estejam presentes nas obras dos outros autores, senti que eles são mais maleáveis. Claro, ainda tenho muita coisa pendente para ler dele e espero que minha opinião melhore.

    Legal citar Blade Runner porque quando comecei a ler sobre o assunto vi algumas referências chamando o gênero cyberpunk de “ficção científica noir”.

    Engraçado que por muito tempo eu pensei que Humphrey Bogart fosse um dos famosos personagens de detetive… No meu imaginário era uma daquelas figuras que a cultura pop transforma num ponto onde algumas pessoas não sabem diferenciar se é um ator ou um personagem fictício (como o Bruce Lee).

    Parabéns pelo conteúdo. Deu vontade de rever Sin City, ler O Falcão Maltês e ouvir Robert Johnson. 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *