Gente Que Escreve 046 – Isso rende uma história?

As ideias fantásticas e malucas da nossa cabeça costumam render bem, mas elas dependem da tal da inspiração. Por outro lado, com um pouco de proatividade, basta olhar para o lado (ou para as notícias) e perguntar: isso rende uma história? A resposta pode mudar os rumos da sua carreira, do seu estilo e revelar um mundo cheio de possibilidades narrativas. Para demonstrar essa técnica, Fábio M. Barreto e Rob Gordon selecionam algumas notícias na hora da gravação e debatem se elas rendem, ou não, uma narrativa.

Participe nos comentários deixando links de reportagens ou temas interessantes, quando o programa retornar a esse formato, os podcasters vão analisar algumas das sugestões feitas pelos ouvintes!


NOVA TURMA: CURSO DE ROTEIRO

A partir de hoje, as inscrições para o Curso de Roteiro de Cinema/TV (live action ou animação) do Escreva Sua História estão abertas. Para conhecer os detalhes do curso e fazer sua matrícula, clique aqui e visite o site.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato direto com o Barreto pelo e-mail fmbescritor@gmail.com, coloque Curso de Roteiro no Assunto da mensagem para facilitar a leitura.

As aulas começam em 15 de novembro e são semanais.

Insira o cupom: gentequeescreve no ato da inscrição (ou clique neste link direto) e receba R$ 100,00 de desconto.


APOIE O GENTE QUE ESCREVE

Na nossa campanha de Apoio Coletivo, você pode ajudar o Gente Que Escreve a trocar equipamentos, pagar os custos de hospedagem, investir em equipe, e, acima de tudo, garantir a assiduidade dos programas. O programa vai continuar com distribuição gratuita, então, mesmo que você não possa ajudar financeiramente, colabore divulgando para os amigos e participando da nossa comunidade tanto no Facebook quanto nos comentários dos programas.

Para conhecer a campanha e ver como você pode colaborar, visite a plataforma de sua escolha:
Apoia-se – clique aqui.
Patreonclique aqui.


APRESENTAÇÃO

Fábio M. Barreto & Rob Gordon

EDIÇÃO DE ÁUDIO

Danton Freitas – Podstoria

ARTE DA CAPA

Thiago Dalleck 

LOGOTIPOS

André Zuil

MÚSICA TEMA

“Would you Kindly”, tema original composto e cedido por Daniel Bellieny

DESIGN DO SITE E HOSPEDAGEM

Alexandre Chaves – Fireball

LINKS RECOMENDADOS

Barreto na Amazon – Horror, FC & Fantasia, Suspense e mais!
Rob Gordon na Amazon – Só um, por enquanto!
Terapia – HQ premiada do Rob Gordon
Championship Vinyl – Blog do Rob Gordon.
Championship Chronicles – Blog de Crônicas do Rob Gordon.
Goodreads – Livros do Barreto na comunidade norte-americana.

DESAFIO DAS 3 PÁGINAS

Clique aqui e participe.

FEED DO iTUNES

https://itunes.apple.com/us/podcast/gente-que-escreve/id1042737562
Assine, comente e avalie!

FEED PARA OUTRAS PLATAFORMAS

http://feeds.feedburner.com/GenteQueEscreve

SIGA/CURTA AS NOSSAS REDES SOCIAIS

http://www.twitter.com/gentequeescreve
http://www.facebook.com/gentequeescreve
http://instagram.com/soshollywood
https://instagram.com/robgordon_sp
https://www.facebook.com/soshollywood
https://www.facebook.com/robgordonsp
http://twitter.com/fabiombarreto
http://twitter.com/robgordon_sp

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS E NOMES ALTERNATIVOS PARA O ODIN.

Envie e-mails com para: gentequeescrevepodcast@gmail.com

Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast “Gente Que Escreve” e dos cursos “Escreva Sua História” e “C.O.N.T.E. – Curso Online de Técnicas para Escritores”.

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

6 comentários sobre “Gente Que Escreve 046 – Isso rende uma história?

  1. Olá Fábio e Rob, eu primeiramente gostaria de agradecer a vocês pelo trabalho e por tudo que fazem por nós ouvintes, confesso que sempre tive vontade de escrever mas não sei se por vergonha ou medo das pessoas não gostarem eu raramente passava algo para o papel e quando passava não mostrava pra ninguém, porém a cada episódio que ouço me sinto mais estimulado a pelo menos tentar. Eu aproveitei a situação desse episódio e me fiz um desafio, eu iria procurar uma noticia em algum site de tecnologia já que são as que eu sou acostumado a ler porém eu gostaria de pensar em uma história que não fosse de ficção científica (nada contra, pelo contrário, só gostaria de fugir do óbvio sabe?) e pra minha surpresa isso aconteceu naturalmente. A noticia que li foi sobre o note 8 fazendo elogios ao aparelho, então eu lembrei do caso do note 7 onde o modelo literalmente explodiu e o que veio na minha cabeça não foi uma história sobre o celular e sim uma história de superação, eu tenho certeza que não teria esse tipo de pensamento sozinho e é por isso que eu agradeço tanto a vocês pelo programa. Mas nesse momento eu imagino o Fábio lendo esse comentário e pensando “ok, mas cadê a história?”
    a história que eu imaginei foi sobre um rapaz que tem uma ideia de construir carros autônomos, então ele começa a fazer pesquisas para o criar o carro e procurar uma empresa que apoie o projeto, após muito esforço a empresa aparece e eles começam a desenvolver o produto, porém durante o desenvolvimento a informação acaba vazando e empresas concorrentes também entram na briga pra criar algo similar, em uma tentativa de ganhar a iniciativa de mercado a empresa tenta apressar o projeto para ser a pioneira em carros autônomos porém o produto chega ao mercado com falhas de segurança que o tornam facilmente hackeável o que causa muitos acidentes, mortes e um pânico urbano, após tudo isso o rapaz vê sua carreira como acabada e sua ideia destruída.
    porém ao se lembrar de todo esforço que fez pra conseguir tudo que conseguiu ele decide tentar novamente, ao procurar a empresa para retomar o projeto lhe é dito que a mesma não possui interesse já que o mercado dificilmente o aceitaria de novo, e caso ele quisesse retomar as pesquisas teria de lidar com um orçamento muito menor uma vez que ele teria uma bolsa de pesquisa científica e não de desenvolvimento de um produto, o personagem principal decide aceitar a bolsa e retoma o projeto, após alguns anos o projeto é reformulado e a empresa vendo o projeto decide testa-lo e coloca-lo no mercado novamente, como ultimo ato da história eu imagino um anúncio de TV onde dizem que será feito um teste com o produto aberto ao público dizendo o horário e local do mesmo, e desafiando as pessoas a tentarem burlar a segurança dessa vez, e como ultima cena o personagem principal (desculpa não ter pensado em um nome ainda) indo dentro do carro e abraçando seus companheiros de projeto no final do trajeto.
    Enfim, me desculpem pelo comentário gigante ahhahahaha.

  2. Ótimo programa. seguem apenas dois apontamentos:
    Sobre o assunto do assalto, recomendo o filme Assalto ao Trem Pagador,um dos filmes nacionais preferidos. Porém o foco é no pós assalto.
    Outro grande exemplo em espelhar-se n oreal para criar boa ficção é Nelson Rodrigues. Se não me engano ele foi jornalista que ficava na porta de cadeia e transformou em clássicos populares as histórias mais cabeludas que escutava por lá.
    Sds

Deixe um comentário