[SOS Cast 11] Especial: Dia das Bruxas e Show do U2!

post-soscast-11-v2

Atualmente, Dia das Bruxas é sinônimo de festa comercial nos Estados Unidos e coisa de criança na maior parte do mundo, porém, essa celebração começou no berço da civilização européia e, depois de perseguição religiosa e forte influência da igreja católica, se mantém através dos séculos. Fábio M. Barreto e Guilherme Toscano (do site Risos.) comentam a festa.

Na segunda parte do programa, o convidado é Wagner Brito (da RabioBlá), para discutir os efeitos do show ao vivo do U2 no YouTube, a primeira grande realização musical da internet. Esse show vai mudar os rumos? Quais seus efeitos imediatos? Quantas pessoas assistiram? Saiba tudo nesse ótimo papo!

Esse é o SOS Cast 11 e aqui o assunto é entretenimento! Divirta-se e comente! Deixe sua opinião, experiência sobre Dia das Bruxas ou como foi assistir ao Show do U2 pelo YouTube!

PARTICIPANTES
Guilherme Toscano
Wagner Brito

LINKS RELEVANTES:
Assista ao show do U2
Aprenda mais sobre o Druidismo

Duração: 1h12min

EDIÇÃO:
Sérgio Duarte

IMAGENS:
Marcus Roberto (@marcusroberto)

SUGESTÕES, CRÍTICAS, PIADAS, DICAS DE BELEZA PARA URUBUS
Envie e-mails para: contato@soshollywood.com.br

NO TWITTER:
@soshollywood

RSS e iTunes
Adicione o feed do SOSCast no seu iTunes ou outro serviço de download.

[display_podcast]
Arquivo em .ZIP: SOSCast11.zip

Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e dos cursos "Escreva Sua História" e "C.O.N.T.E. - Curso Online de Técnicas para Escritores".

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

35 thoughts on “[SOS Cast 11] Especial: Dia das Bruxas e Show do U2!

  1. É fato que o catolicismo fez das outras culturas uma base pra sua “própria”; base essa que foi caracterizada pelas absurdas transformações de sentidos e valores. Outro exemplo disso é a própria forma do Diabo, que a de um deus , acredito, Celta. Pra mim, a Inquisição foi algo tão abominável quanto o Nazismo. Sim, alimento um ódio pela Igreja apesar de vir de uma família católica.

    Isso de datas importantes perderem seus reais significados na sociedade atual já se tornou normal. No Brasil, tudo é razão de festa ou descanso; razão pra se ganhar dinheiro de alguma forma. No Brasil, ninguém parece mais ligar pra coisas como cultura e isso é muito triste. A identidade da nação vai desaparecendo cada vez mais. E é um fenômeno mundial na verdade, mais intenso aqui, mas mundial.

    Agora o momento inútil do comentário: eu sou o amigo citado pelo Toscano que conversou com ele sobre “Saint Seiya Lost Canvas”. Fiquei honrado de ser lembrado. Sério.

    Belo Postcast, gostei muito dos temas e dos argumentos expostos. Sucesso pro SOS Cast!!

  2. Ah, gostei da minha participação. Sem dúvida o ponto alto foi a discussão sobre a religião em Harry Potter.
    Quanto ao streaming do show, vejo grandes oportunidades nesse passo inicial que o U2 e o youtube deram. Quantos de nós não adorariam ter uma opção ao Galvão Bueno durante as Copas do Mundo.
    Agradeço a oportunidade novamente, Barretão!

  3. Muito bom saber um pouco mais sobre a origem do Halloween.
    Hoje em dia qual desses feriados não é mais comercial?

    Eu estou desinformado mesmo, só agora que vim saber desse show do U2. Ou então ou li em algum lugar e passou batido.

    O podcast ficou fantástico, a participação do Guilherme Toscano e do Wagner Brito ficaram ótimas.

  4. Muito bom esse tema. O seu podcast está cada vez melhor. Mas eu tenho só uma crítica. Não sei se é só aqui comigo mas o som BG está muito alto, dificultando o entendimento da conversa.

  5. Opa, muito bacana ver esse tipo de interação entre fã-blog como, de fato, vimos o Toscano gravar um podcast com o blog que frequenta há tanto tempo. Somente blogueiros têm a idéia do quão bacana essa idéia é, tanto pro blog, quanto pro leitor. E nós, do RisosPonto é, realmente, uma honra estar fazendo parte, mesmo que indiretamente, de um blog com tamanha visibilidade.

    A idéia Halloweendiana no Brasil é meio fraca. Eu, que estive nos EUA nesse último mês, vi o quão forte é essa cultura e o quanto que a tradição dessa festa é consolidada entre toda família, e não só entre as crianças insaciáveis por doces ou pelos jovens insaciáveis por bebidas em festas temáticas. Casas decoradas, lojas com milhões de artigos, realmente tudo pára pra todos se sentirem um pouco menos normais e terem o direito de se fantasiarem da fantasia mais monstruosa sem serem julgados por ninguém.

    Mudando o assunto pra segunda parte, também nos EUA estive presente no show do U2+Muse que aconteceu em Tampa Bay, na Flórida, e eu não sei o que falar sobre a energia que um show daqueles pode passar pra qualquer fã. Seja o indivíduo fã só de Muse, ou só de U2, o show se completa e te contagia de uma forma impressionante, seja nas baladas rasgadas alternativas do Muse ou do tradicionalismo tocante e visivelmente extraordinário do U2. Sensacional!

  6. Pingback: Marcelo Salgado
  7. Mais um ótimo podcast, Barreto!
    Posso citar um grande streaming que rolou em 2005: o festival Live 8. Foram uns 9 palcos simultâneos em vários países diferentes. No palco de Londres tocaram, entre várias bandas, The Who e Pink Floyd. Assisti à apresentação do Pink Floyd ao vivo, em baixa resolução (minha internet não ajuda), mas me emocionei do mesmo jeito. A MTV transmitiu os principais shows do evento, tudo ao vivo, mas com uns 15 minutos de atraso em relação à internet – aqui a situação foi inversa.
    Mas creio que esse show do U2 vai abrir portas para outras bandas fazerem esse mesmo esquema.

  8. Pingback: Jotacê
  9. Pingback: Maurício Saldanha
  10. Pingback: Henrique Mercês
  11. Pingback: Jurandir Filho
  12. Pingback: Bruno Ondei
  13. Otimo podcast do grande porta vóz de hollywood, pra os brazucas que curtem cinema e o mundo do entretenimento. Eu imaginava que o SOSCast falava só sobre cinema e os assuntos relacionados, mas pelo jeito abrange o que rola no mundo do áudio visual.
    O cara lá disse tudo sobre o halloween aqui no brasil… É uam festa onde o povo vai pra curtir e beber, só isso mesmo!
    Queria dizer que também vi o show do U2 e achei que além da ótima transmição via internetube, o palco montado lá foi “Magnifico”, fiquei abobado com tamanha estrutura, realmente incrível.
    Sobre o set achei o seguinte, gostei das musicas novas, mas não me empolguei tanto ao ponto de achar o show eltrizante. Já no fim do show, adorei as ultimas musicas e como elas foram executadas, me ganharam ali.
    Viajei tambem com aquela conversa com o astronauta, eles queriam mesmo provar que revolucionariam em varios aspectos.
    Num todo o cast foi muito bom…
    Queria dá uma sugestão aqui pra vc Bá, que era a de fazer as vezes programas especificos sobre determinados assuntos, se é que vc me entende, parece que o SOS é um jornal informativo de tudo que rola lá em hollywood. Não que eu não goste e não queira saber, pelo contrario, acho foda. Mas seria legal vc com o seu vasto conhecimento, fazer as vezes um programa especifico sobre um assunto e tirar uma parte pra comentar sobre esses fatos. Só uma sugestão desse bestão aqui, rsrsrsrsrs…
    Abs!!!

    1. rsrsrs… Desculpa pela mal descrição.
      Olha só, eu acharia legal que as vezes você escolhece um tema e focase nele toda atenção do programa, exemplo: Vamos falar de “House”, um podcast em especial só sobre o House, e uma parte do programa para as notícias diversar e muito importantes que vc nos dá de hollywood. Acho que isos é legal pra o podcast, no caso os programas, não ficarem, como eu poderia dizer… “descartaveis após uma certa época”, se é que vc tá me entendendo, kekekekkekeke…
      Eu tenho aqui uns rapaduracasts, nerdcasts, a sua entrevista do podcume, varios monalisas, enfim uma enfinidade de podcast guardados que sempre revejo, pois é um assunto especifico e as vezes gosto de ouvir sobre ele. E acharia legal por exemplo, que vc fizese um de “Star Wars”, fizese um fuderoso, reunindo informações, entrevistas sua com o Lucas, todo um matérial seu, velho. Eu queria guardar também varios dos seus podcasts…
      É uma sugestão, mas também vc pode esta querendo fazer algo só nessa linha da informação mesmo né?
      Abs!!!

    2. @Willtage:
      Acho que as participações do Barreto no RapaduraCast se encaixam, de certa forma, nesse seu pedido, não acha? Sem contar que o próprio cast 11 já é “especial” e focado em um tema (na verdade, dois…).

      []’s

    3. @Wilson

      É mas não é! rsrsrsrs…
      Acho que ali, ele não tem tanta liberdado como tem aqui. Queria que ele fizese um programa especial sobre um tema, tá entendo. Mas só que pelo que percebi o estilo desse podcast é informação e intretenimento, não é escolher um assunto e focar exatamente nele, lembrando coisas passados e afins. Mas tá ótimo, compartilhar comentários com o Fabio é sempre do caralho!

  14. Gostei da participação do Guilherme no Cast, eu como participo de alguns podcasts de cinema sei que a participação de ouvintes é muito importante fazendo com a gente fique mais próximo do Cast.

    O Halloween é mais um exemplo de como o Americano é um ótimo publicitário e consegue transformar tudo em um grande espetáculo, ano após ano com ou sem crise, é uma data lucrativa.

    Sobre o show do U2 em streeming achei bastante interessante a idéia, e comercialmente vantajoso para todos, para quem assiste e principalmente para quem produz o show. Um outro exemplo foi no último final de semana dia 31 de outubro o show do FooFighters que também foi um evento de sucesso.

  15. A origem do Halloween eu já conhecia, mas a gente sempre aprende um pouco mais….

    A maldade está mesmo em toda parte, eu diria em todos né, inclusive um pouquinho em cada um de nós. Quem é que nunca teve um pensamento, uma atitude de pura maldade.
    Alguns certos alunos, melhor mesmo a gente nem comentar…

    E vc tem toda razão, as pessoas mais religiosas, abominam essa história de bruxas, minha mãe reclamava até qdo eu ainda morava com ela, e assistia Charmed.

    E sim aqui no Brasil, alguns lugares fazem dessa festa um consumismo danado, ( isso pq no Brasil essa tradição de Halloween praticamente é “zero” ), imagino por aí como deve ser…
    E nas escolas de inglês, isso é bem mais forte mesmo. Mês passado teve concurso de fantasia no Fisk onde meu filho estuda..
    Legal a participação do Guilherme. 🙂

    Eu não vi o show do U2 inteiro, a qualidade/imagem estava maravilhosa, não falhou um segundo depois que comecei a ver. Eu vi acho que do meio pro final, consegui ouvir as músicas que mais gosto, e achei tudo fantástico. Perdi o início pq estava trabalhando e estava com prazo pra entregar meus desenhos.
    Mas foi realmente demais. Palco maravilhoso, uma multidão incrível lá, e nem consigo imaginar a multidão vendo pela internet.
    Mudanças com esse show, talvez, não acredito que a mudança será tão grande assim. Pioneiros com certeza eles foram, mas acho que a coisa vai ser bem devagar. Nesse ponto concordo com o Wagner, a novidade é muito boa, mas tenho certeza que nada vai acontecer assim, tão rápido!

    E depois dos comentários de vcs, ainda bem que perdi o começo né! :p
    E mete um biiiiiiip no Wagner mesmo!! Que mania esse povo tem de falar palavrão em podcast!!! Tens uns que vou ouvir, meus filhos quase sempre aqui no escritório comigo, qdo vejo, pá, já foi!!!

    Valeu Barreto!!!!! 😀

  16. Bom saber que o podcast está abrangendo temas mais abrangents e trazendo cultura para os ouvintes. Mas, ironicamente, a primeira parte, sobre o Halloween foi a que me despertou menor interesse. Imagino eu que isso tenha ocorrido pelo meu pouco interesse no assunto, mas a forma como foi discutido foi muito bom. Tivemos informações relevantes e coisas que eu nem desconfiava acabei descobrindo graças ao cast.

    Quanto à transmissão do show do U2 no YouTube, acho que foi um “teste”, acima de tudo. Pela primeira vez foi possível um streaming de muita qualidade para milhões de pessoas ao redor do mundo. A tecnologia sempre avança e agora sabemos que a infra-estrutura atual suporta esses acontecimentos. Mas isso só se massificará quando as empresas perceberem o público alvo e investirem nisso. Se não rolar grana, não terá… isso é fato! Acho que o futuro caminha para a popularização desse formato, mas isso não “extinguirá” a TV. Assim como o rádio não sumiu, a TV continuará existindo e tendo uma influência muito grande, mesmo com as transmissões online pipocando por todo lado.

  17. Pingback: SOS Hollywood
  18. Oi, Fábio!
    Muito bacana o cast. Super explicativa a parte do dia das bruxas, bem interessante o tema e como vocês conduziram o programa. Mas tenho uma observação a fazer, não só sobre este mas sobre o SOS Hollywood em geral. É mais uma dica, na verdade.
    Outro dia você estava reclamando das pessoas que acham que podcaster é palhaço, que cast tem que fazer dar risada. Eu concordo plenamente com você nesse ponto, e acredito que você faz um ótimo trabalho sem ter que virar humorista.
    Mas também acho que a edição e a trilha do SOS estão contribuindo um pouco para esta imagem meio séria, meio carrancuda do cast. A vinheta é pesada, bem estilo Jornal Diário. Não há nada de errado nisso. Mas pode afugentar alguns ouvintes de casts de cultura e entretenimento. Talvez se o mesmo conteúdo ganhasse uma trilha mais leve a situação toda ganharia uma nova cara.
    Beijos!

  19. Pingback: SOS Hollywood
  20. Bom olha Barreto eu na verdade te ouço mais no rapaduracast e cara eu acho demais
    se você estiver vendo esse comentario por favor me responde ta
    ?
    eu quero saber como é a vida de um jornalista como você que trabalha como coluna social e jornalismo cultural não é ?
    eu até mandei um email para o rapaduracast para eles fazerem um cast especial com você falando sober isso pois sou cinéfolo por natureza e meu sonho é trabalhar como jornalista e lógico como repórter de famosos e cultura irei para los angeles cara eu sou apaixonado por cinema tu não tem idéia mas por favor se ver esse comentário me envie um email tá ? falow e bom trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *