[The Pacific – Ep. 1] Guadalcanal/Leckie

A série The Pacific estreou com uma imensa expectativa em torno de si nos Estados Unidos. Desenvolvida pela mesma equipe criadora do sucesso Band of Brothers, a produção mais uma vez ficou a cargo de Steven Spielberg e Tom Hanks. O resultado é a série mais cara da história, com orçamento estimado em US$ 230 milhões.

Por Wikerson Landin,
do Portal de Cinema.

The Pacific acompanha um trágico momento da Segunda Guerra Mundial, mais especificamente os fatos que se desenrolaram a partir do ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor, num evento que ficou conhecido como “uma data infame” para os Estados Unidos. Até então, aquela era a primeira que alguém havia ousado atacar em solo americano.

Os acontecimentos são contados do ponto de vista de três soldados, todos ainda vivos e que aparecem logo no início do primeiro episódio dando os seus depoimentos. O que vemos a partir de então é uma dramatização dos fatos. Guadalcanal/Leckie deixa de lado as já conhecidas imagens do ataque japonês e inicia a narrativa já nos preparativos para a ofensiva norte-americana.

LEIA O ESPECIAL THE PACIFIC, COM MAIS CRÍTICAS, GUIA DE EPISÓDIOS E ENTREVISTAS!

O grupo de soldados parte então para aquela que ficaria conhecida como a Batalha de Guadalcanal. Sem saber ao certo para onde estavam indo e nem porque deveriam lutar, a disputada travada no arquipélago das Ilhas Salomão contra os japoneses, representou a primeira vitória dos Aliados, marcando um ponto de virada na guerra.

O primeiro episódio mostra a chegada do grupo de soldados à ilha, em imagens muito similares as já exibidas em filme como O Resgate do Soldado Ryan. O destaque aqui fica por conta das violentas cenas de embate, pouco comum em séries televisivas. A reconstituição dos cenários da época é um trabalho primoroso que fica ainda mais evidente se compararmos as imagens da ficção com fotos da época.

Outros aspectos que merecem destaque são a fotografia e a direção de arte. A primeira, além de garantir a transição de um visual mais ameno para um aspecto sombrio após as primeiras batalhas, utiliza muito bem o recurso de reconstituição da época explorando em seus planos os mesmos ângulos de conhecidas imagens disponíveis. Já a direção de arte garante uma abertura belíssima, com sequências que plasticamente parecem sugerir a pintura de um quadro da época.

Assim como Band of Brothers é considerada até hoje uma das melhores minisséries já exibidas na Tv norte-americana, The Pacific em seu primeiro episódio inicia uma trilha pelo mesmo caminho. Porém, diferente da série anterior, em que a ação propriamente dita ficava reservada para o final do segundo e início do terceiro episódio, aqui são precisos pouco mais de trinta minutos para estarmos em meio à guerra.

Resta saber como será o desenvolvimento dos personagens nos próximos episódios, já que a ambientação, e consequentemente a rápida identificação do público com algum dos atores principais torna-se mais difícil. Em verdade, o primeiro episódio presume que o processo ocorrerá ao longo da série. É esperar para ver, mas sem dúvida não deixa de ser um começo promissor.

Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e dos cursos "Escreva Sua História" e "C.O.N.T.E. - Curso Online de Técnicas para Escritores".

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

One thought on “[The Pacific – Ep. 1] Guadalcanal/Leckie

  1. Pingback: SOS Hollywood

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *