Momento Nostalgia: A Fortaleza

Quem aí se lembra desse Cláaaaaassico da Sessão da Tarde? A Fortaleza!
O filme no qual um bando de seqüestradores malucos com máscaras de papai notel, rato, pato e outros animais bizonhos resolve raptar todas as crianças de uma escolinha no meio do nada na Austrália.

Com a ajuda do YouTube (e mais uma colaboração singular do Nando!), já revi metade do filme! Divirtam-se velhacos!
Molecada, é assim que se faz filme tosco com estilo, tá!? Aprendam! 🙂

Agora, prestem atenção em como a dublagem era supiiiiiiiiiiiiiiiiiimpa que só. Especialmente no começo da parte 2, com os gritos de alegria dos malfeitores canalhas! É hilário, mas no final o caldo entorna e a coisa fica muito soturna!

Acho que está na ordem certa. 🙂 Plim-Plim!

E o final… pesado demais para a Sessão da Tarde, mas, enfim.

Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e dos cursos "Escreva Sua História" e "C.O.N.T.E. - Curso Online de Técnicas para Escritores".

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

54 thoughts on “Momento Nostalgia: A Fortaleza

  1. Boua Barretão…
    Eu devo ter visto esse filme pelo menos umas OITÔ vezes =D

    Ja que o senhor comentou sobre essa antiguidade, por acaso lembra o nome de um filme de uns coelhos alienigenas (o_O) que passava muito no SBT? Essa é a unica coisa que lembro =D

    Preciso nem falar que eé muitoo antigo ne?

  2. esse filminho alimentou minhas tardes onanisticas! Tem uma cena em que a professora toma banho num lago da caberna e sai dágua com a roupa molhada coladinha no corpo, para delirio dos alunos e telespectadores tarados!

  3. Véio, esse filme foi um dos meus traumas de infância. Por incrível que pareça, quando pequeno, eu não assisti a OS GOONIES na TV, mas esse eu via, sempre que passava, e MORRIA de medo. Era uma escola, gente mascarada… E os alunos fugindo naquele rio, lago ou whatever que era tampado? =D

    Eu já fico arrepiado (OHHÓ!) só de lembrar. Quase um Cloverfield. o_O

  4. A memória de vocês tá boa, mas tá falhando, porque o horário tá totalmente errado. Sinto informar Borbs e Barretão que vocês estão redondamente enganados, tanto quanto a barriga de nosso editor. Esse filme não passava na Sessão da Tarde, até porque vocês hão de convir que é um tanto quanto pesado pro horário, e se não se lembram passava na TV logo na fase recém-fim-de-ditadura e que o Fábio deve se lembrar muito bem que tinha censura e que até aparecia o documento da censura com os dados do programa, faixa etária etc. antes da exibição de absolutamente tudo que passava. O filme passou várias e várias vezes no Supercine, o que alimentou várias discussões com a minha mãe, que me queria na cama depois da novela das 8 e, depois, muitas broncas, quando ela constatava que além de não estar dormindo, tava vendo um filme ñ muito adequado pra minha pouca idade na época – e que me rendeu vários pesadelos com aquelas máscaras e a cena da fuga debaixo d’água pra fugir da “caverna”. o_O

    Alguém sabe onde eu compro esse DVD?! =D

  5. Sério, Tay?

    Nossa… minha memória tá uma bosta, então… pq não lembro do SuperCine repetir tantas vezes e, pelo que todo mundo falou, não fui o único que viu mais de duas vezes..

    Bom, falou, tá falado!:-p

    bjs

  6. Passava na Sessão da Tarde SIM. De sábado a noite eu assistia ao VIVA A NOITE e, portanto, jamais teria visto o filme… =DDDD

    E outra: na Sessão da Tarde passava aquele filme da menina que se perfazia de menino e, no fim, mostrava os Peitos.

    Qual o problema de um pouco de violência nas nossas tardes? =D

  7. Cara, quando eu li “A Fortaleza”, a primeira coisa que pensei foi naquele filme tosco com o Christopher Lambert…
    (e o “A Fortaleza 2” é numa prisão no espaço!!!)

  8. Tenho o maior orgulho me dizer que nuca assisti a isso. Nenhum preconceito contra quem assistiu. Mas me lembro que quando passou a 1ª vez, foi na tela quente dos anos oitenta (que vergonha lembrar essas coisas). Mas eu SEI pq eu lembro desse fato: a tela quente iniciava a temporada de filmes inéditos só com filmaço, tipo Alien o 8ºPassageiro, tudo por uma Esmeralda e essa bomba foi um balde de água fria neste pobre cinéfilo à época.

  9. N sei se passo no Supercine nem na Sessão da Tarde… mas eu GARANTO que os direitos desse filme antes pelo – pertenciam ao SBT e passou mais de uma vez no “CINEMA EM CASA”

    Tenho esse filme aqui com audio original em ingles…dvd-rip… mto foda… Fortress o nome original. de 1986s e n estou enganado… é classico D+++++ esse filme.. + clássico que esse só Canção do Sul (Song of the South) tbm de Sessão da Tarde, filme que foi banido pela DIsney… ahehaehea

  10. Pessoal tem certeza que esse filme chama exatamente ”A Fortaleza” ? Eu coloquei para procurar um AKA title no IMDB e só achei o Fortress do Christopher Lamber.

  11. Caramba eu nao lembro desse filme!

    Mas eu lembro do Passaro Azul sim Sr. Barreto. 😉

    Alias era o filme preferido da minha mae e virou o meu preferido tb. Alias, vou procurar em DVD…

  12. Também achei que era o filme do Christopher Lambert quando li o título, pois são filmes homônimos. Esse é sobre uma prisão futurista fodona em baixo da terra. Muito foda mesmo!

  13. Porra. Tinha um medo dugaraio desse filme, mas sempre assistia. Coisa de criança. Passou várias e várias vezes na Sessão da Tarde, mesmo com a cena da fuga em que eles tem que passar nadando por dentro de uma caverna submersa, cena essa que, mostra além da professora, a aluna mais com mais idade, e por já ter peitinhos ficou com vergonha e teve que ir por ultimo, mostraram o corpitcho molhadzinho e quase morreram afogadas.

    Boaaaaaa!

  14. @Barretão

    O Passáro Azul eu não lembro não, provavelmente nunca nem assisti, pq se o tivesse feito, lembraria… se falado o nome ou mostrada algumas cenas, eu lembro da maioria dos filmes q vi durante alguns anos de Cinema em Casa e Sessãoda Tarde aheahehae (n lembro de tudo pq sou de 88, era mto pivetão :D)

    Lembro qndo assisti “A COISA” em Cinema em Casa… fikei um bom tmepo sem tomar iogurte 😀

  15. PÔ PESSOAL NGM SABE DO FILME Q O LEANDRO MACHADO PERGUNTO???
    dOS COELHOS GIGANTES ALIENÍGENAS Q PASSAVA NO CINEMA EM CASA DO SBT???

    TO NA PROCURA DESSE FILME FAZZ TEMMMMMPO.
    POR FAVOR, SEALGUEM SOUBER DE ALGO ME AVISEM.

  16. Barretão, obrigado por ajudar.
    Agora só falta saber se é esse msm o filme q estava procurando. Provavelmente deve ser, afinal esse é o único filme q tem coelhos gigantes né???
    Existe um filme chamado Donnie Darko mas o coelho é imaginário.

    Só mais uma pergunta, esses coelhos utilizavam aqueles tubinhos no nariz que levam oxigênio?? Porque essa era uma coisa q me marco qdo era criança.

    Abraço

  17. Finalmente encontrei alguém que lembre de “A Fortaleza”. Obrigada.
    Não lembro desse filme dos coelhos gigantes, mas lembro de um do SBT sobre um patinho alienígena. Naaada a ver, mas engraçado. O patinho era todo temperamental…
    Vocês se lembram do filme: Conta Comigo? Passava na Sessão da Tarde. A maioria das pessoas só lembra de “Goonies”, então lá vai: Conta Comigo era em inglês “Stand by me” e tinha essa música na trilha sonora. era um grupo de meninos (particip. do River Phoenix) que ouvia falar do corpo de um menino da idade deles que estaria abandonado perto de uma estrada de ferro e eles decidem caminhar até lá e no caminho vivem várias aventuras (um ferro velho com um cão de guarda, um trem enqto eles atravessam a ponte). Vale muuuuito ver.
    http://www.youtube.com/watch?v=BJ0Y_PiBi00
    e
    http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=1338
    É isso aí, boa diversão 🙂

  18. barretão, so hoje vi que o senhor havia respondido =D

    Mas infelismente nao eh esse… O meu eh ainda mais bizarro, eles utilizavam armas, andavam em duas pernas.

    Vou pesquisar aqui, se eu encontrar eu posto. =D

    Valew =D

  19. nossa velho, esse filme me traumatizou quando eu era criança kkkkk
    eu ficava morrendo de medo quando lembrava dele 🙂
    e respondendo a quem falou q nao passava à tarde eu devo dizer que passava SIM! eu vi ele no cinema em casa, tenho certeza !
    axo q porque antes nao tinha toda essa restrição de horários q tem hoje 🙂

  20. Se alguem estiver lendo esse blog tenta me ajudar com esse filme!!!!
    Passava direto na SBT no começo da decada de 90 o nome eu não lembro mas acho que era “A Coisa” mas não é aquele do yorgute assassino não.
    Era + ou – Assim, Tinha um casal de velhinhos donos de uma floricultura não sei direito o que acontece mas umas das plantas pico o velhinho na mão e vai parar no hospital, daí eu só lembro que sai tipo uma lagarta da boca velhinho (Era a Cena que eu mais tinha medo) o velho morre é claro daí essa lagarta começa a crescer e a comer as pessoas no hospital!!!

    Se Alguem lembrar escreve aew e ve se o nome é esse msm!!!

  21. A Fortaleza passava à noite e também à tarde.Passava na GLOBO e depois foi comprado pelo SBT.Pelo que me lembro, a sensura não era tão rígida como hoje em dia.Eles podiam picotar o filme no horário da tarde ,mas mesmo assim o exibiam.Mas tem um monte de clássicos do Supercine que poderíamos comentar.Pague para entrar ,reze para sair.Não adormeça.A noite as brincadeiras mortais,Mausoléu…esses sim eram assustadores.

  22. ADOOOOOOOOOOREI!SOU LOUCA POR CINEMA.TA NO SANGUE.AMO OS CLASSICOS,QUE BOM QUE TENHO COMPANHIA NESTA CURTICAO.ODEIO PIRATAS TA ACABANDO COM TUDO.TUDO QUE TENHO TEM QUE SER ORIGINAL.SOU COLECIONADORA.PENA QUE NAO POSSO TER TUDO MAS DEVAGAR VOU CONSEGUINDO.NAO PERDIA SESSAO DA TARDE ERA MUITO BOM.UM BEIJAO PRA TODOS!

  23. outro que passava muito era o MONSTRO DA BOMBA H uma gelatina que derretia as pessoas muito legal.tb nao vi mais mas uma hora eu encontro tinha o cine gibi tb.desses filmes.

  24. A FORTALEZA EU TINHA EM VHS MAS LOGO EU CONSIGO EM DVD E SO LANÇAR AS VEZES EU PERCO QUANDO TEM NO MERCADO SAO MUITOS PRA COMPRAR A GRANA TA CURTA.EU GOSTO DE ORIGINAIS. ABRAÇOS

  25. Sobre os coelhos alienígenas, também quero saber o nome do filme, lembro que eles usavam os tubos no nariz para respirar ‘um liquido’ e, não lembro direito e pode ser engraçado, mas eles atacaram um manicómio, não é?

  26. Nossa esse filme naquela época era muito foda haha
    mas a regra dos 15 anos é cruel…mas pelo que me lembre eu vi este filme no sbt, acho que no “cinema em casa” para ser mais exato.

  27. Caralho, pensava que só eu desperdiçava minhas tardes, ahahaha. Assisti muita coisa antigona mas não lembro disso aí não, hehe. E olha que já tenho 38 anos. Mas já que é pra falar de clássicos da Sessão da Tarde, comprei a pouco tempo A FESTA DO MONSTRO MALUCO, esse era foda, uma animação em Stop Motion onde todos os monstros clássicos do cinema iam a uma festa no Castelo do Barão Frankenstein. Muito muleque pirava na Francesca. Pura Nostalgia.

  28. Nossa Barretão valeu mesmo, eu não conseguia achar nada sobre esse filme. Buscava algo sobre A Fortaleza e só achava aquele com o Lambert. Esse dai é muito bom nostalgia total, eu lembro até hoje os garotos indo pra escola e passam por um passaro morto dai um deles cospe nele e diz que da sorte. Lembro que assisti ele não na sessão da tarde mas foi em uma outra emissora estranha ai.

  29. Nossa, esse dias mesmo me lembrei desse filme. Um amigo comentou comigo, se me lembrava de um filme chamado A foratleza. Assim como muitos, também pensei aquele filme o Lamber… De nome foi difícl me lembrar, mas pela história. Viu muitas vezes e adorava, pra mim a cena que les precisam sair da caver é a melhor… Sempre quis fazer aquilo. Rs O filme passou primeiro no tela Quente, mas só vi na Sessão da Tarde mesmo.

    Até +

  30. Pessoal, lendo os comentários sobre o filme dos coelhos gigantes, me lembrei que alguém comentou comigo sobre um filme do sbt que se chamava “Gang dos Coelhos” Achei essa sinopse abaixo… Só não sei sei os colehos eram gigantes.

    A “Gang dos Coelhos” foi um filme que passava no SBT, a sinopse era o que acontecia quando uma cidade era atacada por um gangue de coelhos assassinos!

  31. Esse filme era simplesmente demais!
    Lembro que tinha medinho do Papai Noel quando era pequena e depois desse filme, só piorou né?!
    Cláááááássico mesmo! E um filme que não passaria de tarde hoje em dia, com toda a censura né?!

    Mas Barreto, não me lembro desse filme na Sessão da Tarde não. Tenho certeza que ele era Cinema em Casa.

    Taí um filme que eu queria muito o dvd!

    =*

  32. ola pessoal eu vendo esse filme em dvd no mercado livre tem um anucio eu entre em contato comigo por hotmail o frete e gratis fico no aguardo dos compradores o dvd e 30,00 reais vale a pena leva o dvd e dublado em portugues frete gratis para todo brasil meu hotmail e nego201042@hotmail.com.br ou procure no mercado livre fuiii

  33. Eu via esse filme direto na sessão da tarde, tem gente ai mais nova que eu e com a memória falhando! rsrs

    A fortaleza
    Rambo
    Predador
    Os Porcs
    A coisa

    e

    Criaturas, todos esses passavam na sessão da tarde a 3 horas. Sempre que eu podia eu matava aula pra ver esses filmes violentos que na época não tinha essa palhaçada de censura. Que hoje só permite passar filmes de cachorros, macacos e gatos que falam ou jogam futebol, basquete essas palhaçadas!

    Enfim, anos 80/90 foram os melhores!

  34. Pessoal!!!!!
    Vocês são a minha última esperança!
    Há anos procuro um filme que assisti quando era criança no SBT na década de 80.
    Simplesmente não consigo me lembrar o nome. Será que alguém pode me ajudar?
    As únicas informações que consigo dar.. são essas.
    Era um filme que reprisava muito.
    Casais de amigos estavam indo para algum lugar e pegam carona com um gordo numa kombi.
    No meio do caminho, eles são sequestrados. E me lembro muito de uma cena que eu morria de medooooo… que os sequestradores, antes de matar o gordo, torturavam ele enfiando um garfo na barriga dele.
    Depois… só me lembro que eles ficavam mantidos como reféns em jaulas subterrâneas e uma morena consegue escapar. Ela volta para casa e conta tudo pra todo mundo. Daí ela é a única que pode salvar as pessoas que continuam desaparecidas e ela volta para salvá-los.
    Eu só me lembro disso… e é um filme que passou muuuitas vezes!!!
    Alguém, por favoooor.. me ajudaaaaa?????????????

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *