[Exclusivo] Blade Runner II

Roteiro de Blade Runner II está quase pronto! Agora é rezar para São Sinfrônio e ver no que vai dar!

Essa é uma daquelas notícias difíceis. Não dá para saber se é boa ou ruim, mas nunca se sabe. Mas tem gente mexendo em Blade Runner, um dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos, então é bom ficar de olho.

Não é segredo que o produtor veterano Bud Yorkin, que produziu Blade Runner – O Caçador de Andróides, de Riddley Scott, quer fazer uma seqüência para o filme. Entretanto, o SOS Hollywood conseguiu uma atualização do projeto com exclusividade. Desde 2006, os roteiristas John Glenn e Travis Wright (Controle Absoluto) estão envolvidos em diversos tratamentos de roteiro para a continuação. Embora minha fonte não possa confirmar, a versão atual da história está muito próxima do que Yorkin quer levar os cinemas.

Recentemente, Yorkin participou de uma série de reuniões com a The Third Floor (onde metade da equipe que fez os efeitos de A Vingaça dos Sith trabalha depois de ter concluído o filme), empresa de pré-visualização, ou previs (uma espécie de storyboard 3D), para elaborar as seqüências em que Deckard persegue um dos replicantes e uma das cenas de combate espaciais nas colônias espaciais, onde a história deve se passar. Só por esse detalhe já dá para esperar mais ação e elementos futuristas. Há rumores de que um modelo em 3D de uma das naves já esteja pronto.

Minha fonte informa que Yorkin ficou altamente impressionado com as possibilidades da previs para evitar atrasos e refilmagens desnecessárias como aconteceu no primeiro filme. Se conseguir luz verde para o projeto, Yorkin já deixou claro que pretende contar com as estrelas Harrison Ford, Hutger Hauer e Daryl Hannah. Ford já falou que volta, quando o entrevistei no começo do ano, então tudo pode acontecer.

Se for bom ou ruim, só o futuro vai dizer! Os roteiristas são bons, nerds de carteirinha e tem um baita respeito pela obra e o produtor é o mesmo do primeiro filme, então, não fico tão apavorado quanto deveria. Mas ainda dá medo, ô se dá!

Em breve, mais informações! Quebra tudo Deckard!

Aproveitando, eu não gostaria de ver um novo filme, pois acho muito arriscado. E vocês? Opinem no nosso fórum aí embaixo!

==

ATUALIZAÇÃO
Como um site gringo publicou a matéria – 12 horas depois que o SOS Hollywood deu o furo – e parece não ter as informações completas, aí vai mais um dado que é 100% apurado e correto. Os roteiristas envolvidos foram pagos integralmente pelo trabalho desde 2006, logo, já há investimento, mesmo que pequeno e todo saído do bolso de Yorkin. Logo, não estamos falando apenas de uma idéia ou tentativa, mas de algo que Yorkin pensa em fazer desde 1997, quando mencionou o assunto pela primeira vez.
Ah, esses gringos! hehehe!

Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e dos cursos "Escreva Sua História" e "C.O.N.T.E. - Curso Online de Técnicas para Escritores".

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

41 thoughts on “[Exclusivo] Blade Runner II

  1. XARÁ, tudo é possível e quem sabe se os produtores não conseguem fazer um segundo filme digno de BLADE RUNNER. INDIANA JONES tem o potencial de virar uma franquia com inúmeros filmes, se respeitarem os elementos clássicos e escolherem um protagonista adequado, porém, não vejo essa mesma certeza para DECKARD & CIA…
    Ah, e DECKARD NÃO ERA UM REPLICANTE!!!
    Saudações,

  2. “Ah, e DECKARD NÃO ERA UM REPLICANTE!!!”

    Fábio, vc está COMPLETAMENTE ERRADO! Deckard era SIM um replicante!!!!!!! Isso foi escondido da platéia durante o filme e na edição final (e claro, o próprio Deckard não sabia que ele era um replicante). Mas no livro do Philip K. Dick ele era sim! Tanto que no final ELE FOGE com a Rachel não apenas para protegê-la, mas TB porque sabia que o pescoço DELE poderia estar em perigo ele sendo um!

    Lembre-se que os Replicantes Nexus 6 que ele caçava eram aqueles que fugiram e se rebelaram de uma colônia espacial, mas existiam outros…

  3. Só um último comentário: Deckard não sabia que ele era replicante, mas no final do filme ele descobre, antes dele fugir com a Rachel.

    Na versão do diretor há esta pista com ele sonhando com um únicórnio. Diz-se que na primeira versão editada ele matava a Rachel e depois fugia mas a platéia-teste não gostou.

    Enfim, é um filme polêmico e misterioso. Mas se vc ler o romance de Philip K. Dick acredito que todas as dúcidas se dissiparão….

    Sem mais.

  4. @ Fábio e Ricardo

    Deckard era replicante sim. A diferença é que o filme mostrou isso de forma discreta e sutil, enquanto o livro quebra a banca e não deixa dúvidas sobre o assunto. Aliás, a solução do Dick me fez pensar no que teria se tornado a Humanidade inteira, nao só os personagens do livro. Acho que vale até uma reavaliação agora.

    Meus centavos pessoais sobre isso: não gosto da idéia de uma seqüência, PORÉM, se tiver que escolher entre um 2 e um remake, que venha o 2, assim ninguém mexe no que nao deve ser mexido. Se não der certo, azar o deles, mas o original permanece intocado.

    abs

  5. OLHA EU ACHO Q DEVERIAM MESMO,FAZER UM FILME COM A BRITNEY SPEIARS,ELA SERIA ÓTIMA COMO PROTAGONISTA DESSE BLADE RUNNER 2,E ACRDITO Q A AMY WINEHOUSE SERIA UMA REPLICANTE TBÉM….OU NÃO?!

  6. é para mim um filme épico dos anos 80! gosto muito do original, acredito que a continuação para dar certo não deve mais ter os atores e nem os personagens do original! deve contar sim, a hitória de como surgiram os replicantes de como são usados nas novas colônias e o porque foram condenados a pena de morte na terra! e como seria a trilha sonora deste filme, já que o original é insuperável?

  7. Bom, confesso q fiquei com um pé atrás (aliás, os dois!)em relação a essa notícia… mas se eles querem mesmo eles VÃO fazer e ponto, a gente goste ou não :- (
    Como disse um camarada aí em cima melhor q venha uma continuação do q um remake “assim ninguém mexe no q não devia ser mexido”, concordo com ele.
    Ah, e só pra esclarecer, tanto o Rutger Hauer quanto a Daryl Hanna estão vivos e trabalhando…
    Vamos esperar os próximos capítulos dessa história…

  8. Não pode ser pior do que fizeram com Guerra nas Estrelas…(creio!!) O melhor de todos os filmes de Sci-fi continua sendo,na minha opinião 2001 Uma Odisseia no Espaço…Blade Runner continuará sendo um clássico.Relax!!!

  9. Só espero que não acabem com o personagem como fizeram em Indiana Jones 4. Parecia filme da Disney. Fizeram do personagem um palhaço com direito a esquilos e formigas devoradoras de pessoas da Pixar em algumas das cenas.
    Mesma coisa com Star Wars! Trê lixos de sequencia. Não levaram a magia dos filmes anteriores e só pensaram nos efeitos especiais que por mim podiam ser aqueles da Decasa de 80 que eram muito mais reais. Parecia desenho animado em algumas partes do filme.
    Sou das palavras do primeiro post:

    ”Mesmo que a sequência se torne um fiasco, o original vai continuar existindo e sendo indiscutivelmente, o melhor filme sci-fi de todos os tempos”

    Claro tirando os 3 primeiros Star Wars!
    Abraço!

  10. Blade Runner 2? É claro que eu quero ver!!!… Sem medo. Diziam, só como exemplo, que Harrison Ford estaria muito velho pra fazer Indiana Jones e, pra mim, ele deu conta do recado… Blade Runner 2 com bons roteiristas, boa direção, bons atores (confesso que eu gostaria saudosamente dos mesmos atores, se possível… porém, acredito que isso seria inviável…)é algo pra pagar pra ver!…

  11. Não acho arriscado fazer uma seqüência, mas desde que sejam outros protagonistas. Daryl e Hudger, já estão bem passados para um BR-II, mesmo porque, em teoria, replicantes não envelhecem. Agora, como na ficção se pode tudo, e até andróides conseguem ter sentimentos, acho que vão dar um jeito nisso. Já o H.Ford ainda tenho minhas dúvidas. No Indiana 4 tava meio caidaço, pesado e com pouca mobilidade para um filme daquele tipo.

  12. A primeira vez que vi o cartaz do filme foi em 1982 e me causou enorme impacto na época. Espero que a sequencia seja um pouco mais fiel ao livro de Philip K. Dick “O sonho elétrico das ovelhas” de 1967, no qual Deckard é sim um replicante (sacou tiago). Quem viu a versão de Scott e não somente da produção originalmente lancada em 82 percebeu algumas cenas um pouco sem pé nem cabeça como por exemplo: os origamis, os sonhos de Deckard, o policial com semblante oriental que o precede em quase todas as cenas-chave do filme plantando um origami. No livro de Dick a memória do “chinês” é implantada em Deckard o que explica estar sempre um passo a sua frente, como também a força e a resistencia a tanta pancada recebida na sequencia final com Hauer (o replicante líder). Porém a produção na época queria passar a imagem de mais um super-herói nas telonas. A velha fórmula do sucesso. Apesar de magnífica trilha sonora (Vangelis), efeitos especiais, fotografia, figurino, cenário e estética que marcaram e influenciaram uma década inteira, confesso que me decepciou um pouco a covardia dos produtores quanto ao texto original. Estou torcendo para que agora seja diferente!!

  13. Blade Runner é um épico da ficção científica. IMBATÍVEL!!! Isso sem falar na trilha sonora de Vangelis (inesquecível!!). Duvido muito que o BD-II vá ficar bom ou melhor que o primeiro, talvez regular.

  14. Assisti o filme (várias vezes!) e, ano passado, li o livro que inspirou a versão cinematográfica – e adorei os dois! Embora o romance “O Caçador de Andróides”, de Philip K. Dick, não tenha metade das cenas de ação do filme nele baseado, a obra literária é mais reflexiva e tem mais diálogos, além de explicar melhor alguns detalhes que não ficaram muitos claros no filme. E, na minha opinião, valeria a pena se Blade Runner 2 (sem desmerecer o primeiro filme) fosse uma adaptação mais fiel do romance escrito pelo saudoso autor de “Do Androids Dream of an Eletric Sheep?”.

  15. Os Andróides sonham com porcos eletrônicos? Claro que é bom fazer a sequência, quem não arrisca não petisca. Só acho que quem deveria escrever isto é o Philip K. Dick, autor do livro de 1968(!!)Mas infelizmente ele está dead (1982)Li a maioria dos livros dele e acho que deveriam filmar todos. Tem coisa melhor que Blade Runner. O cara era o máximo, escrevia romances em 15 dias! Estas coisas modernas tipo Matrix, foram só pálidos reflexos do que ele imaginou há décadas e décadas atrás, muito antes de muitos leitores terem sonhando em nascer. Vale a pena tentar filmar a sequeência que esperamos não vire uma sequela:-) Dick afirmou: “O homem normal não sabe que tudo é possível”

  16. Tem coisa pior do que fazer uma continuação para Blade Runner. Um remake seria muito pior, assim como vai acontecer com Highlander. Acho que nesse caso a gente pode entrar em pânico.

    Agora, até onde essa crise de idéias em Hollywood vai? Embora ainda não possa falar, pois assinei uma cláusula de sigilo, tem mais um filme GIGANTESCO sobre Jesus a caminho. Poxa, ainda faz tão pouco tempo que Mel Gibson lançou seu Paixão de Cristo. Mais um? E essa, sem dúvida, deve ser a história mais recontada da Humanidade!
    Medo dá, já rolou investimento, mas até o filme sair são outros quinhentos.

  17. @ Luiz
    Até seria, mas o nome do livro no Brasil não utilizou a tradução literal e ficou com “O Caçador de Andróides”. A última edição lancada pela Rocco em 2007 leva esse nome também.

    Se não estiver errado, o Brasil é um dos poucos países em que o filme tem título duplo misturando o nome do filme original – Blade Runner – com o título nacional do livro.

    Abs,

  18. Não tenho medo. Só acho desnecessário.
    Clássicos são criados de tempos em tempos.
    Para que existam é preciso aguentar por anos e anos de porcarias e tentativas de reboots e remakes e re-whatevers…
    Até que de repente…pumba!

  19. que São Sinfrônio nos ajude! pois sequelas costumam ser aquilo que já sabemos!

    eu adoro este filme mas lembro que já existem várias versões do BLADE RUNNER original e há umas melhores do que outras.

    na minha opinião era fazer uma história nova baseada no livro e com um título novo sem o “2”! sei lá, um Blade Runner “Chronicles” ou “Replicants Strike Back” realizado por Michael Bay! 😉

  20. Minha nossa, essa falta de originalidade é assustadora!Mas eles podem refilmar Blade Runner,Runaway,Robocop,só não me venham querendo refilmar 2001-Uma odisséia no espaço e nem O poderoso chefão,pelo amor de Deus!!!!

  21. Que Blade Runner foi um sucesso, que inspirou e influenciou toda futura Sci-fi, que tornou-se um classico, tudo isto já sabemos. O que não sabemos é o que vai ser do roteiro da sequência e também se vai funcionar, mas não é isso que faz tudo interessante? Poderiamos imaginar de tudo, por exemplo: Deckard e Raquel, os únicos “Nexus 7”, fugindo das cópias de nexus 6 (Rutger e Darryl)que querem destruí-los e Porque? Os fâs de Blade Runner que respondam….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *