Disney cria Rapunzel para Meninos!

Walt Disney Animation anuncia mudança do nome do filme da Rapunzel. Agora ele se chama Tangled. A razão? Necessidade de mercado. Os meninos também precisam gostar! E, claro, muita gente não gostou.

No final de 2008, visitei a Walt Disney Animation e, enquanto caminhava pelos corredores, vi uma simples ilustração: era Rapunzel, linda e misteriosa no alto de sua torre. Fiquei intrigado pelo filme desde então, e a curiosidade aumentou em nova visita, há alguns meses, quando vi diversas artes conceituais de Rapunzel. Ela vai ser feita em 3D, vai recontar a história dos irmãos Grimm, e vai se chamar Tangled. O que? É! O nome do filme foi recentemente modifcado para Tangled [Embaraçado, Enrolado], por tirar o foco da personagem clássica e permitir que um herói masculino Flynn Rider (inspiração direta do inesquecível Errol Flynn) entrasse com mais força na história [ele já existia, devo dizer], desqualifique o filme como produto totalmente feminino e atraia outros públicos. Ou seja, a Disner quer fazer filmes para toda a família, assim como a Pixar, em vez de focar somente nas meninas. Claro, tudo culpa da fraca bilheteria de A Princesa e o Sapo. No aspecto dos negócios, qualidade de brilhantismo técnico não servem para nada sem o forte apoio do público. E isso não aconteceu com Tiana e Naveen.

A mudança de nome causou controvérsia e um animador aposentado da Disney e da Pixar, Floyd Norman, se revoltou e publicou uma série de charges atacando a companhia. Entrevistei Floyd para uma das revistas para quem trabalho, a matéria sai no mês que vêm, mas aí vão algumas das provocações.

Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e dos cursos "Escreva Sua História" e "C.O.N.T.E. - Curso Online de Técnicas para Escritores".

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

3 thoughts on “Disney cria Rapunzel para Meninos!

  1. Meu Deus, que tosco isso. :S
    Tipo, eles acham mesmo que só mudando o nome do filme e colocando o príncipe com um pouco mais de destaque vai chamar a atenção de outro público? ¬¬
    Quando falarem ‘Rapunzel’ ja vão torcer o nariz. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *