Dia e Noite – Curta da Pixar

Quem foi ao cinema se emocionar com Toy Story 3 teve a oportunidade de assistir a um dos melhores curtas da Pixar, Dia e Noite (Day & Night), dirigido por Teddy Newton. Quando visitei a Pixar, no início do mês, o diretor Lee Unkrich comentou “Teddy é o diretor mais criativo, caótico e alucinado do estúdio” antes de iniciar a projeção do longa-metragem, devidamente introduzido pelo curta em questão.

A definição não poderia ter sido melhor, pois quando o Dia e a Noite se encontram na tela, a explosão de criatividade, emoção e diversão é fantástica. Instintivamente, lembrei de Tolkien com a literatura criacionista de O Silmarilion, mais especificamente na criação da Lua e do Sol; mas também pode ser uma curiosa versão da longa separação de Isabeau e Navarre, em O Feitiço de Áquila. Todas referências provocadas pela primeira cena. O dia e a noite. Eternamente juntos, paradoxalmente separados, duas versões de uma mesma coisa: a vida.

É uma rápida viagem pela trajetória de compreensão e entendimento, afinal, eles precisam viver amigavelmente. O bom-humor é feito sob medida e a personificação dos dois períodos do dia provocou muita simpatia por seu dilema. Um sorriso ou um rosto triste ajudam muito nesse aspecto, assim a história deixa de ser uma discussão filosófica para encontrar representação física. E o público embarca imediatamente.

Se a criatividade máxima vem do caos total, a mente de Teddy Newton deve ser a coisa mais absurda da existência. Ainda bem, pois com essa liberdade criativa da Pixar podemos sempre esperar surpresas antes de cada novo longa-metragem. Fiquei impressionado com o coelho de Presto e Dia e Noite merece lugar de honra na lista dos melhores. Simplesmente brilhante. O filme está disponível no iTunes Store, por US$ 1.99.

Veja uma prévia do curta:

E você que já assistiu Toy Story 3 e já viu Dia e Noite, o que achou? Comente!

Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e dos cursos "Escreva Sua História" e "C.O.N.T.E. - Curso Online de Técnicas para Escritores".

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

17 thoughts on “Dia e Noite – Curta da Pixar

  1. Vi o filme com mais 6 amigos, todos saíram da sessão elogiando muito o curta. Incrível! Não tem como descrevê-lo. Só não dá para dizer que é melhor que o Toy Story 3, porque também é sensacional

  2. Para mim, “Dia e Noite” é um dos mais impressionantes curtas da Pixar.
    Com certeza ele não deixa a desejar nem em visual e muito menos em sua incrível estória!
    Os espetáculos que se desdobram diante de nossos olhos ( como o arco-íris no dia e os fogos de artificio na noite), são a prova de que a Pixar tem a técnica que pode fazer nossos sonhos mais infantis passarem em um vislumbre diante de nós. O roteiro então… Bom… O que dizer… Parafraseando outro comentarista que tive o prazer de escutar mas que infelizmente me falta o nome: “As estórias da Pixar parecem vir direto do céu !”

  3. Pingback: SOS Hollywood
  4. Pingback: Luiz Felipe Mendes
  5. Pingback: SOS Hollywood
  6. Pingback: Blog do Jotacê
  7. Pingback: Samuel Varela
  8. Pingback: Marcelo Salgado
  9. Pingback: MafaldaMonacast
    1. Fear of the unknown.

      They are afraid of new ideas.

      They are loaded with prejudices, not based upon anything in reality, but based on… if something is new, I reject it immediately because it’s frightening to me. What they do instead is just stay with the familiar.

      You know, to me, the most beautiful things in all the universe, are the most mysterious.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *