Blu-Ray de Shrek: qualidade e bom preço!

Coleção completa de Shrek em Blu-Ray é um desbunde tecnológico de áudio e vídeo, especialmente se comparado aos filmes em DVD. SOS Hollywood e SCI-FI NEWS foram até a DreamWorks para ver, e ouvir, as melhorias e fomos o primeiro veículo do Brasil a testar o box!

por Fábio M. Barreto, de Glendale

O ano de 2001 foi marcante para o cinema, pois recebeu as estréias de duas das séries mais bem sucedidas na telona: Harry Potter e Shrek. Enquanto o bruxo aquece os motores para concluir sua história, Shrek já encerrou o expediente no cinema e, finalmente, ganha um pack impressionante em Blu-Ray. Shrek – A História Completa é um lançamento de Natal da Paramount e traz os quatro filmes, uma porrada de extras e áudio original convertido para 7.1 e uma melhoria visual de deixar os DVDs antigos ficarem com vergonha de existirem. É o que Jeffrey Katzenberg chama de “novo padrão DreamWorks”, em entrevista exclusiva a nossa reportagem. “Demorou, mas encontramos uma assinatura visual e também um estilo tecnológico adequados aos nossos títulos; qualquer que ver um filme no cinema, ou um Blu-Ray na prateleira vai saber que é um produto nosso”.

Os quatro filmes de Shrek foram praticamente recriados para esse box, especialmente os dois primeiros. Enquanto a imagem ganhou novo tratamento, novos detalhes e muito mais brilho – por exemplo, quando Fiona se transforma definitivamente em Shrek, há mais efeitos especiais, novas cores e a transformação ficou mais rica em detalhes -, o som ganhou duas caixas adicionais. Num home theater comum, seria o mesmo que incluir duas caixas de som ao fundo, saindo do 5.1 para o 7.1. Entretanto, a exemplo da imagem, o som também foi aprimorado e ampliado com a inclusão de novas trilhas incidentais e melhor separação entre canais em cenas barulhentas como a luta de Shrek contra os cavaleiros em Dullock. Sem o ruído visual provocado pela compactação do DVD e com mais armazenamento no Blu-Ray, pode-se, finalmente, ter uma experiência similar à experimentada no cinema. E no caso de Shrek, faz tempo, o que nos deixa com a imagem residual mais ligada ao DVD que à projeção. O impacto é inevitável.

Clique aqui e veja o unboxing exclusivo de Shrek – The Whole Story!

“Todo mundo gosta de falar de números, da importância financeira de Shrek para a DreamWorks, mas só consigo pensar que foi esse personagem quem nos guiou para o caminho certo”, comenta Katzenberg, defensor apaixonado pelo 3D. “O estilo de humor do primeiro filme definiu a companhia, que depois pode encontrar voz em longas como Kung Fu Panda e, recentemente, Megamind”. Toda essa empolgação se reflete no pack, com extras que valorizam o trabalho dos artistas e animadores e custará apenas US$ 44,90 nos Estados Unidos; no Brasil, o Blu-Ray sai por R$ 199,90. Cada filme tem o Animator’s Corner, funcionalidade que pode ser habilitada durante a exibição e insere uma janela extra no canto direito inferior, abaixa o áudio original, e mostra a equipe do estúdio discutindo a cena em exibição, mostrando storyboards e outros recursos usados para a composição do filme.

Aproveitando toda a conversão, Shrek – A História Completa também existe em Blu-Ray 3D, mas ainda não será comercializado. Para ter esse produto, é necessário comprar uma TV 3D Samsung, nos Estados Unidos e ganhar a versão especial. Pudemos assistir alguns trechos e o resultado foi primoroso. Unindo as melhorias dessa versão, a proximidade promovida pela TV e a alta definição do equipamento, ver Shrek Para Sempre em HD foi mais marcante, claro e divertido que o assistir no cinema.

Várias animações especiais integram esse lançamento, como, por exemplo, um karaokê no pântano de Shrek, com todos os personagens cantando trechos de músicas famosos num clima apoteótico e divertidíssimo. O Burro ganhou um especial de Natal, porém, esse filme – que foi exibido na TV aberta norte-americana pela ABC – só estará disponível na versão em DVD de Shrek – A História Completa, ficando de fora do blu-ray. Com tudo isso, nem precisa dizer que esse Pack foi o campeão de vendas no Natal norte-americano! Preço baixo e qualidade é sucesso na certa. A DreamWorks arriscou e ganhou a briga!

[ad#shrek-01]

Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e dos cursos "Escreva Sua História" e "C.O.N.T.E. - Curso Online de Técnicas para Escritores".

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *