D23: A Nova Aventura de Walt Disney

mickey_expo_sm

Convenção lota em seu primeiro dia, mostra fanatismo inigualável e aposta na aproximação dos aficionados com os line ups de cinema e TV, e, claro, com as grandes lendas da companhia. É de tirar o chapéu.

A D23 começou de forma curiosa: fora do circuito Disney, pouca gente sabia do evento. Mas o público certo foi avisado e faltou espaço na colossal arena do Anaheim Convention Center na abertura apoteótica, com direito a música, preview de filmes e até a presença de Robin Williams. Fãs de Mickey Mouse não poderiam pedir algo melhor, já que, mesmo com alguns erros, o know how da Walt Disney Co. faz a diferença. Em tempo, D23 significa: Disney 1923, ano de fundação da companhia! E o SOS Hollywood traz a cobertura online exclusiva para todo o Brasil!

Um dos primeiros destaques foi uma prévia de A Princesa e o Sapo. É belíssimo, sem exagero nas músicas. Tiana, a primeira princesa negra da Disney, é estonteante e extremamente carismática. Difícil não se apaixonar pela garota sonhadora. E tem o sapo… e ele quer um beijo. Mas nem tudo é como parece e há muito mais que um simples feitiço por trás do romance entre Naveen, o sapo, e Tiana, a princesa. A experiência de voltar a ver algo novo da Disney e, especialmente, em animação 2D é muito agradável. O clima de Nova Orleans [que ocupa boa parte dos parques temáticos e é familiar ao público] caiu como uma luva em termos visuais e narrativos. Parece mais um acerto em cheio!

A atriz e cantora Anika Nani Rose apareceu no evento, mesmo no meio de uma crise de bronquite forte, e cantou a música tema de sua personagem, Tiana. Arrepiante! Se há uma coisa que deve ser celebrada nesse mundo, são grandes vozes! E ela está nesse grupo.

A D23 começou em sua apoteose por conta de algo muito especial. Anualmente, a companhia homenageia seus grandes criadores, funcionários e parceiros de grande renome. É o Disney Legends, evento que acontecia dentro dos estúdios em Burbank, no Hall of Legends, mas que nesse ano deixou os domínios de Mickey e aconteceu em público. Dez foram os homenageados, entre eles, Tony Anselmo (voz do Pato Donald), Bill Farmer (voz do Pateta), TODAS as Super Gatas (Bea Arthur, Estelle Getty, Rue McClanahan e Betty White, que é um amor de pessoa!). Por fim, Robin Williams por seus inesquecíveis filmes. Lá do fundo da platéia alguém *gritei* “Way to go, Robin!”. E ele gritou de volta “Thank you very much!”. 😉

robinwilliams_legendsEm papo rápido com Williams, depois de ele ter marcado o cimento com suas mãos e assinado a peça agora eternizada, ele deixou o lado profissional de lado: “Preciso agradecer por esse prêmio, mas, acima de tudo, depois de uma cirurgia de coração, tenho que agradecer por estar vivo”. O astro foi ovacionado de pé por mais de 3 mil pessoas. Arrepiante.

Em termos de novidades, a ABC aproveitou o momento para divulgar suas novas séries. Mostraram um novo promo de Lost. Aliás, Lost tem grande destaque com um cômodo da Universidade de Lost, onde você pode aprender tudo sobre Viagem no Tempo, teorias paralelistas, física quântica e literatura. E eles ofereciam um negócio: seu e-mail por um broche exclusivo! Demorou, né? E-mail devidamente prostituído, ganhei um lápis e um bloco de notas. Nos vídeos abaixo você ver um pouco mais daquele ambiente e da “floresta” montada ao lado do quarto, com itens que serão leiloados.

A ABC também mostrou promos de FlashForward, que será exibido hoje na íntegra; levou o elenco de Modern Family, The Middle, Hank e Cougar Town ao palco. Isso mesmo, Kelsey Grammer, Ed O’Neill, Patricia Heaton e Courtney Cox ao palco. A galera pirou! Mas o pirar da Disney é diferente do “pirar” da Comic-Con. O pessoal ali é mais recatado, muitas famílias, muita gente mais velha, então eles demonstram a empolgação nas palmas. Nada de berros ou “eu te amo Courney”. Ah sim, eles sabem todas as músicas, mesmo aquele trava língua de Mary Poppins. Coisa de doido!

Hoje tem mais, com direito a Tim Burton e exibição 3D de O Estranho Mundo de Jack! E o fim de semana promete, com John Lasseter mostrando novas animações e falando do futuro da companhia.

Só uma coisa que vale a pena notar: praticamente nada de cobertura internacional no evento, muitos editores brasileiros desinteressados, especialmente online. Vou fazer matérias para alguns veículos impressoas, mas o pessoal da internet anda muito fissurado naquela coisa de “se não tem famoso, não interessa”. É a síndrome do primeiro ano afetando mesmo a Disney. Isso me lembra Crepúsculo, quando os assessores de imprensa pediam pelo amor de deus para as pessoas participarem da primeira coletiva de imprensa, e agora quem esteve lá não consegue nem chegar perto dos famosinhos.

D23 está indo bem. Veremos hoje. Tento postar algo no twitter ao longo do dia, mas é realmente corrido lá.

Muita coisa para apurar, entrevistas e exibições. Mickey Mouse é um ser supremo e como todo aquele marketing, quem não seria? Nos falamos mais tarde!

Enquanto isso, veja mais dois vídeos:

por Fábio M. Barreto, de Anaheim

Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e dos cursos "Escreva Sua História" e "C.O.N.T.E. - Curso Online de Técnicas para Escritores".

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

19 thoughts on “D23: A Nova Aventura de Walt Disney

  1. Realmente não tinha ouvido falar do D23. Barreto, será uma convenção anual, bienal?

    A Disney é uma empresa mágica que sabe tocar, crianças, jovens e adultos. Tem um universo muito rico e diversificado. Difícil alguém ir numa convenção dessas e não se sentir realizado. Uma pena o Brasil ter tão poucas convenções para o público mais nerd… quando temos, são feitos por fãs, nada oficial.

  2. Fábio,

    Desculpa a chatice, mas o French Square de New Orleans fica só na Disneylândia, aí em LA. Os outros parques não têm essa área… mas ela é MUITO LINDA, e abriga duas das atrações mais famosas da Disney, os Piratas do Caribe e a Mansão Mal-Assombrada. Só pra constar… 😉

    Abração e muita inveja…

  3. Pingback: SOS Hollywood
  4. Pingback: SOS Hollywood
  5. Pingback: Guto Guimarães
  6. Pingback: Blog do Jotacê
  7. Pingback: Jotacê
  8. Pingback: SOS Hollywood
  9. Pingback: Papo de Gordo
  10. Pingback: SOS Hollywood

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *