Depois de um bom tempo sem nenhum terremoto, um grande abalo com epicentro em Baja California, no México, chacoalhou o Sul da Califórnia e o estado do Arizona na tarde de domingo. A Terra tremeu por conta de 45 segundos no maior terremoto registrado na região, com 7.2 graus na escala Richter [a leitura inicial apontou 6.9]. Foi assustador. Rapidamente, o Twitter reportou antes mesmo dos canais de TV. Novamente, a ferramenta prova sua velocidade.

CONFIRA: Matéria deste repórter no G1, sobre rachaduras no Flynt Building, onde fica o Consulado Geral do Brasil.

O tremor assustou DEMAIS, chacoalhou meu edifício de um lado para o outro por diversas vezes. Todo mundo correu pra baixo da mesa, Ariel não entendeu nada e, pela primeira vez, demorei a Twittar, pois foi longo demais. Deu medo.

Os terremotos anteriores foram bem curtos e só deram aquela sensação de incapacidade. Dessa vez, deu para pensar. A decisão de buscar proteção foi com medo da intensidade escalar. Se o choque aumenta, eu teria que passar por baixa do prédio, na garagem, para sair. Logo, se o prédio desaba, não seria muito simpático estar embaixo de tudo na eventualidade de um desabamento.

Da próxima, vamos correr pra rua e pronto. Todo mundo assustado por aqui. Felizmente, dificilmente temos aftershocks por aqui. Parece que o pessoal do aeroporto se apavorou e isso vai afetar decolagens também.

O bizarro: estava assistindo Fringe e começou a tremer. Pensei: “putz, mais algum experimento maluco do Walter Bishop”. Ufa.

Já recebi de relatos de problemas estruturais em San Diego, que está ao lado da área do epicentro. O centro de sismologia indicam que a intensidade foi leve, por causa da distância do epicentro, mas foi o suficiente para deixar todo mundo encucado.

De acordo com a CNN, pelo menos duas pessoas morreram em Mexicali, epicentro do tremor. Veja as primeiras fotos dos danos estruturais [asfalto rachado nas ruas e uma casa que desabou] no final desse texto. [Atualização] Ainda na noite de domingo, o governo mexicano decretou Estado de Emergência nas áreas afetadas, que sofreram danos pesados.

A razão para a feliz proporção entre magnitude e falta de maior efeito destruidor foi por conta da profundidade do tremor. De acordo com a CNN, o movimento aconteceu 20 milhas de profundidade. Ou seja, foi bem fundo, então sentimos SÓ um pouquinho. Últimos relatos apontam mais três tremores menores, todos no México, sendo o mais forte 4.5 graus na escala Richter.

Uma fonte dentro do Flynt Building, de Larry Flynt, onde fica o Consulado Geral do Brasil em Los Angeles informou que, por conta do tamanho do edifício, ele chacoalhou por vários minutos – 3 pelo menos – atá que o abalo fosse totalmente absorvido pela estrutura. Rachaduras foram registradas no local.

Teria sido um coelho gigante vindo entregar ovos de páscoa gigantes? eheh

Vejam o que aconteceu com essa piscina durante o abalo:

na CNN:

mais um:

outro:

Fotos:

Fábio M. Barreto

Fábio M. Barreto novelista de ficção, roteirista e diretor de cinema e TV. Atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e da plataforma EscrevaSuaHistoria.net.
Atualmente, vive em Brasília com a família.

Recomendado para você

11 Comments

  1. Cuidado por aí Barretão! Proteção a ti e a familia, super man!

  2. Que sinistro, Barretão!

    Você mora em que andar? Boa sorte por aí e que menos sustos deste tipo ocorram.

    1. Moro no primeiro, Marcus. uma amiga minha mora no sexto e PIROU! Está apavorada ainda.

  3. Eu to pensando em morar em LA no fim do ano fico pensando nesses terremotos. :s… vc tem orkut ou msn?

  4. Ô loco! Cuidado, Barretão. Segura a família. Durmam de pé!

  5. Fábio:

    Estamos preocupados aqui no Brasil. Como vcs estão? Temos informação que seu prédio tremeu? E a nossa Ariel? E a Luíza? E você/ Tudo bem? Passe mais inbformação, por favor. A sogra está preocupadíssima. Bjs.

    1. Tudo certo, Sogrão.. fala com a Lu pelo Skype!
      Tremeu tudo aqui.. mas agora está tudo bem!
      Beijos!

  6. Barretão que coisa hein, mas eu passei em janeiro de 2009 poruma situação um pouco parecida, estava na casa da minha familia que mora na zona rural e aconteceu uma enchente, a maior registrada em Pelotas e aconteceu exatamente o mesmo ficamos dentro de casa e quando vimos a agua entrou na casa e não tinhamos como sair, mas tomara que continue tudo tranquilo por ai sem mais tremores.

  7. Ligamos logo depois…isso é que é timming xD
    Bjs
    *Preocupada*

  8. Amigos,

    Ainda bem que estão bem.
    Dá proxima vez, corram pra rua, longe de arvores ou se abrigem num batente de porta.
    A gente fica preocupado com vocês e com a Ariel!
    Manda beijos pra Lu…
    Se cuida rapaz!

  9. […] Leia os relatos sobre o último grande tremor na área. bb_keywords = "Falha de San Andreas"; bb_bid = "206170"; bb_lang = "pt-BR"; bb_name = "custom";bb_width = "650";bb_limit = "6"; Publicado em June 14th, 2010 Categorias: NewsTags: 2010, Falha de San Andreas, los angeles, terremoto var addthis_pub="4a0d336a0bd73092"; Comente Click here to cancel reply. […]

Comments are closed.