[SOSCollege #2] Contatos Imediatos antes das Aulas!

As aulas só começam semana que vem, mas uma surpresinha iniciou os estudos antes do Natal! Parece sonho! 😀

Nada de antecipação pela virada do ano aqui, afinal, 2011 começou mês passado em termos de fechamentos e negócios e como não tenho férias, tudo normal no SOS Hollywood. De qualquer forma, o negócio começa a pegar na segunda-feira quando começam as aulas no primeiro módulo da faculdade: Cinema 3 – History of Motion Pictures, ou seja, História do Cinema, ou seriam das Imagens em Movimento? Hehe. Lembro do meu primeiro dia na universidade, no distante e dinossaurico ano de 1996, quando quase ninguém estava levando a coisa a sério e, no máximo, os professores davam a lista de livros. O doido de Psicologia, Osmar era o nome, fez uma atividade chapada e a galera achou que o Patropi arrumava o currículo daquela disciplina! Qual a ligação de 96 com 2011? Bem, a diferença gritante do tratamento. Como eu sei se as aulas ainda não começaram? A aula pode não ter começado, mas já estou falando com minha professora há pelo menos duas semanas! Show, né?

Leia as outras matérias do SOSCollege clicando aqui!

Tomei um susto antes do Natal quando pintou um e-mail da professora, Michele. Ela enviou o currículo do curso, o programa de aulas, dois arquivos de referência, pediu os livros necessários e até explicou como “se deve tomar notas para referências durante a exibição dos filmes em aula”. Ri do arquivo, mas depois caiu a ficha que a faculdade não é apenas para “jornalistas atuantes”. Fiquei maravilhado! Orientação começou ANTES do primeiro dia de aula? Que fantástico!

Pensei que teria sido algum tipo de comunicado automático, como se minha inscrição tivesse batido no sistema e eu receberia algo básico. Não, não era. Respondi com algumas dúvidas e, em meia hora, recebi a resposta. Bati um bom papo sobre a dinâmica e sobre o livro principal da matéria: A Short Story of the Movies, 10th Edition, de Gerald Mast e Bruce Kawin. Coisa de nerd, entrei na Amazon e vi que a 11th Edition tinha o Gollum na capa e, entre Gollum e Lawrence da Arábia, bem, preferiria o hobbit deformado! Sério, não é brincadeira não. E para que comprar a anterior se tem uma nova? Dois fatores: para fins de estudo em classe, a 10.a é mais prática por ser condensada (abridged) e mais prática para o programa; e também é mais barata. A professora inclusive disse onde o livro poderia ser alugado. É, você leu certo: alugado! Tem um esquema de locação de livros de 1 a 3 meses, com valores bem acessíveis. Entretanto, como sou rato de biblioteca e gosto de ter minhas pilhas de papel, resolvi comprar um novo. Assim mantenho minhas anotações – é, esse nasceu para ser rabiscado e ser atulhado de referências – e não preciso ficar paranóico com a Ariel derrubando alguma coisa dele.

Acabei comprando via Amazon e nem foi por eu ter programa de afiliados, mas pelo preço + praticidade. Queria ir até uma loja física, escolher um exemplar legal e já começar a ler, mas vejam só a situação tanto na Borders quanto na Barnes&Noble: livro (usado em alguns casos) custando, no mínimo, US$ 70 e sem garantia de ter em estoque; caso comprasse online, o custo passaria de US$ 100. Aí fui ver na Amazon e com envio prioritário de 2 dias, garantido, ficou por US$ 62. Mais barato que os livros usados nas outras! Ok, só não contem pra ninguém que custava US$ 30 na livraria da escola, mas ela estava fechada nessa semana e dancei bonito! Vivendo e aprendendo.

Voltando ao contato com a professora. Como disse, ela mandou o programa. Aí vai a lista de filmes que vamos ver nesse módulo. Sim, ver. Em aula. Obrigatoriamente! Que tesão! Já vi a maioria e pedi uma penca pelo Netflix, mas o dia que eu reclamar de ver algum desses (pelo menos da maioria, que já vi), pode me bater! 😀

A Trip to the Moon (Georges Méliès 1902, 15 m);
The Great Train Robbery (Edwin S. Porter 1903, 15 m);
Musketeers of Pig Alley (D. W. Griffith 1912, Biograph, 18 m);

Nosferatu* (F. W. Murnau 1922, 64m);
Battleship Potemkin* (Sergei Eisenstein 1925, Mosfilm, 75 m). [Note: this class might
run a few minutes over.]
ADOREI ESSE COMENTÁRIO! A alucinada vai exibir esses dois na seqüência e ainda tem esperanças que as pessoas saiam inteiras dali!

Merrie Melodies cartoon, Smile, Darn Ya, Smile (Rudolf Ising 1931, Warner Bros., 6 m);
The Public Enemy* (William Wellman 1931, Warner Bros., 86 m).
The Music Box (James Parrott 1932, Hal Roach Studios, 29 m); It
Happened One Night (Frank Capra 1934, Columbia, 105 m).
The Red Rider (Louis Friedlander 1934,Universal, 20 m);
Stagecoach* (John Ford 1939, United Artists, 97 m).
The March of Time newsreel, “War, Peace & Propaganda” (Louis de Rochemont June 1939, Time Inc., 19 m);
Citizen Kane (Orson Welles 1941, RKO, 118 m).
Laura (Otto Preminger 1944, 20th-Century Fox, 88 m);
Bicycle Thieves (Vittorio de Sica 1947, 92 m).
The Thing from Another World (Christian Nyby 1951, RKO, 87m).
Seven Brides for Seven Brothers (Stanley Donen 1954, MGM, 102 m).
Rear Window (Alfred Hitchcock 1954, Paramount, 112 m).
The 400 Blows (Francois Truffaut 1959, 99 m);
La Jetée (Chris Marker 1962, 28 m).
Freiheit (George Lucas, 1966, 3 m);
The Graduate* (Mike Nichols 1967, 106).
The French Connection*(William Friedkin 1971, 20th-Century Fox, 104 m).
Halloween* (John Carpenter 1978, 91 m).
Vincent (Tim Burton 1982,Walt Disney Pictures & Television, 6 m);
Blood Simple* (Joel Coen 1984, 96 m).
Do the Right Thing* (Spike Lee 1989, 120 m).
Adventures of André & Wally B. (Alvy Ray Smith 1984, Pixar/Lucasfilm, 3 m);
Luxo Jr. (John Lasseter 1986, Pixar, 3 m);
Red’s Dream (Lasseter 1987,Pixar, 4 m);
Toy Story (Lasseter 1995, Pixar, 80 m).
Spiderman (Sam Raimi 2002, Columbia, 121 m).

Vão ser cinco semanas divertidíssimas! Mas inevitavelmente apertadas, pois, em algum momento, vou ter que encontrar tempo para trabalhar, cuidar do site e ainda ficar com a família. Se fosse só ver filmes, seria fácil, mas já tenho datas, formatos e tamanhos de 4 trabalhos obrigatórios e até mesmo a data da prova final. O bacana é que já estou me preparando para o Term Paper, ou seja, trabalho de conclusão de unidade. Escolhi o gênero Ficção Científica para comparar O Monstro do Ártico (The Thing from Another World, que originou o remake O Enigma de Outro Mundo, com Kurt Russell e direção do John Carpenter) e Aliens – O Resgate, do titio Camarão, que já tive a honra de entrevistar. Pensei muito em pegar Nosferatu e Blade, mas vou ficar na FC pura mesmo. Mais familiaridade com o termo e vai ajudar a entrar bem no maravilhoso mundo da redação em inglês.

Ah, uma pergunta: você sabe o que é um blue book? Respondo no próximo texto!

Game on, old friend! A brincadeira já começou!

[ad#college-01]

Sobre 

Fábio M. Barreto roteirista e diretor de cinema e TV. Baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos, atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon.com.br. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e dos cursos "Escreva Sua História" e "C.O.N.T.E. - Curso Online de Técnicas para Escritores".

    Saiba mais sobre mim:
  • facebook
  • googleplus
  • linkedin
  • twitter
  • youtube

8 comentários sobre “[SOSCollege #2] Contatos Imediatos antes das Aulas!

  1. Way to go Fábio!

    O legal é que você não vai apenas assistir filmes na aula pelo simples ato de assistir!

    Fazer análises e tomar nota de pontos importantes, comparar, rever, revisitar estilos. Parece muito interessante!

    Faço isso apenas com alguns filmes para poder selecionar alguns trechos para usar nas minha aulas (sou professor). Analiso alguns aspectos de alguns filmes também (plot, por exemplo) para usar nas minhas campanhas de RPG.

    Agora, fiquei curioso pra ler A Short Story of the Movies.

    Boas aulas!
    Keep on the good work, dude!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *