Em 18 de janeiro de 2008, cheguei à fria Nova Iorque para cobrir o filme Cloverfield. Muita empolgação, muita preocupação e muita tristeza marcaram a viagem. Era o maior passo da minha carreira e também da vida pessoal, pois de lá, viria direto para Los Angeles, literalmente com uma mão na frente e nenhuma atrás, afinal, uma delas precisaria carregar as malas pesadésimas. Era o começo da minha vida como Correspondente Internacional e, claro, o primeiro dia de trabalho no SOS Hollywood.

Três anos se passaram e hoje comemoro mais um aniversário do site. Começou blog, ganhou força e hoje é meu trabalho mais querido. Às vezes com conteúdo diário, às vezes com conteúdo mais escasso, mas sempre com conteúdo relevante. Esse é o SOS Hollywood, um site que me dá orgulho fazer. Não é o fenômeno de visitas e sucesso comercial que imaginei quando tive a primeira discussão sobre ele com o Borbs, no shopping Anália Franco. E também não se transformou no ‘veículo capaz de derrubar o zoião’, como brincamos. Ele é o que é. E só o futuro vai decidir seu lugar no entretenimento brasileiro.

A vida não é fácil por aqui, mas acordar cedo para ir entrevistar Harrison Ford ou Julie Andrews ajuda a se empolgar, né? Poder escrever para grandes veículos, ter momentos exclusivos com grandes atores e diretores, conhecer o dia-a-dia da cidade que alimentou nossos sonhos e nosso imaginário pelo cinema desde a infância e a simples chance de poder encontrar alguma estrela na fila do supermercado transforma essa jornada numa coisa sempre curiosa e imprevisível.

Histórias, sempre histórias. Tenho muitas delas para contar, mas hoje é a sua vez! Para celebrar os 3 anos de SOS Hollywood, faço o convite para que você conte a sua história. Como conheceu o site? Qual sua entrevista ou texto predileto? Por que você – mesmo quietinho, sem comentar ou mandar email – gosta de ficar por aqui? Qual seu SOSCast favorito? Se não gosta de alguma coisa, diga também, afinal nossas histórias não são formadas apenas por vitórias e elogios!

São 3 anos de batalha, 3 anos de trabalho duro, 3 anos de entrevistas históricas e 3 anos servindo aos melhores leitores da internet brasileira. Se meus textos são complexos, longos ou densos demais, é justamente por saber que você sabe, pode e vai gostar de ler. Mostre sua força e contribua com sua opinião para ajudar o site e celebrar essa data mais que especial!

Obrigado!

Fábio M. Barreto

Fábio M. Barreto novelista de ficção, roteirista e diretor de cinema e TV. Atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e da plataforma EscrevaSuaHistoria.net.
Atualmente, vive em Brasília com a família.

Recomendado para você

42 Comments

  1. Incrivel como os textos do Fábio, são muito bem escritos, e como conseguem passar a emoção sentida por ele! Conheci o SOS, após a primeira participação do Fábio, no Rapaduracast! Após, a minha primeira visita, sempre venho acompanhar as matérias, apesar de não comentar muito! A minha favorita, é a entrevista com Harrison Ford, um dos meus ídolos, e essa entrevista foi incrivel!
    Obrigado Fábio Barreto pelo site, pelas entrevistas, pelas matérias, por tudo!
    Espero que possamos nos ver muitas vezes ainda aqui no site, e no Rapaduracast!
    Excelente o seu trabalho,continue assim!

    1. O Harrison é um das minhas prediletas também, Filipe! Fã de Star Wars tem dessas. :p

      Abraço e valeu!

  2. 3 anos????? UHUUUUU!!!!! Dá-lhe Barretão!!!!! Desde a Sci-fi News acompanhando seu trabalho! Pro alto e avante! Parabéns e vida longa ao SOS Hollywood =P

  3. Parabéns pelo site e pelo trabalho.
    Conheci o site por meio do podcast, ao qual cheguei por algum outro, ainda antes das participações no Rapaduracast.
    O

    1. continuando…. (maldito dedo que clicou no enter)

      O que realmente me atraiu para o site foi a abordagem diferenciada que é dada ao cinema no podcast. Uma abordagem mais informal e ao mesmo tempo completa e séria.
      E foi esse convívio por meio do podcast em minhas caminhadas ao trabalho que me trouxeram ao site e me fez admirar a forma com que o seu trabalho é desenvolvido ai e acompanhar cada passo de sucesso que você dava, cada conquista de espaço em outras mídias e tudo mais.
      Ultimamente sigo sua “aventura escolar” com interesse, pois fiz uma pós em cinema e vídeo aqui em curitiba (como hobby mesmo).
      Muito sucesso sempre com seu site e seu podcast, pois mesmo que as vezes faltem comentários e trolls apareçam, não faltam ouvintes e torcida por seu sucesso do lado de cá.
      =)

    2. Valeu, Luigi! Tem algum episódio favorito do SOS Cast?

      Abraço,
      Fábio

  4. AEAEAEAEAEAE!

    PARABÉNS, Barretão! PARABÉNS, SOS!

    Que esse marco do entretenimento continue por muito tempo nos trazendo um conteúdo incrível, que só você consegue fazer com tanta qualidade!

    1. Um dia eu chego perto do Puro Pop! ;D

      Abração Barone!

  5. OK, minha história com o SOS Hollywood, mais especificamente com o Fabio Barreto vem de um bate boca virtual… Nem acredito nisso.. rsrs.. Vamos lá…

    Eu era moderadora (e depois virei dona por causa de umas doidices do google) da maior comunidade de Supernatural do orkut.. A comunidade era um monstro e tinha vida própria que sabia “causar” quando queria.. Num belo dia alguém posta um artigo escrito pelo Fabio que Jared Padalecki, um dos protagonistas de Supernatural, estaria abandonando o seriado. Até aí nada demais, era um rumor. E isso acontece todo dia. Mas quando eu li o Fábio chamando Jared de “frutinha”, cara, eu subi na tamancas.. E olha que sou uma fã ferrenha é do Jensen Ackles (o outro protagonista)!! Foi um comentário do tamanho de um artigo respondendo à falta de educação do “dito jornalista” e do “preconceito” por chamar Jared de “frutinha”… Vocês não tem noção o que isso rendeu.. Acho que o Fábio tem raiva até hoje.. Não sei se ainda tem raiva de mim, mas eu sei que esse episódio o chateou pacas e eu sei como isso é no mínimo desgastante.. O fandom de Supernatural é algo insano, eu digo isso a vocês de carteirinha..

    Pois bem, começamos com um briga…Mas depois eu comecei a ler tudo que ele escrevia, até porque ele disse que depois do episódio ele estaria riscando Supernatural de sua lista. E eu confesso que fiquei fuçando só pra saber se ele escreveria algo desmerecendo a série. Mas a medida que lia outras coisas dele, fui gostando, fui me identificando… Somos duas pessoas obstinadas, teimosas e sem papas na língua..

    Começamos a trocar conversas, comentários, e-mails, twiteres… E hoje eu falo que admiro o que ele escreve e o que ele nos traz de Hollywood.. Ainda tenho cá algumas ressalvas sobre muita coisa que ele escreve, mas o respeito como profissional e admiro seu trabalho..

    Fiquei mais fã ainda depois que ele entrevistou Jensen e soube exatamente o que perguntar porque ele é mesmo fã do Seriado e de Jensen Ackles. Ganhou em definitivo meu respeito ali. E ele sabe que do mesmo modo que briguei com ele por causa de Jared, eu o defendi perante o fandom a respeito da entrevista do Jensen, porque o fandom de Supernatural como eu disse, é insano.

    E tive uma inveja monstra dele quando ele se encontrou no aeroporto de Vancouver com Jensen!! LOL!!

    Bem, minha história com ele e o site é essa… Nada demais, mas a gente tem algumas coisas em comum!! E já trocamos “conversas” que não é bom se tornarem públicas sobre muita coisa no seriado!! LOL!!

    Só tenho a dizer isso >>> Parabéns e mais sucesso!!

    1. Polly, valeu! 🙂

      Agora, pra não perder o hábito! FRUTINHA!!! 😛
      Se bem que depois de conhecê-lo, devo mudar de frutinha para JACA. Pq é uma frutinha mala e GRANDE! hihiih

      *tá vendo como era piada, hoje tá engraçado. Minha cunha riu horrores na época! E teve o Frutarian, então o Dean concorda comigo! LOL

      1. O Dean é meu alter-ego vc sabe disso!! LOL!!

        E sobre Jared, eu prefiro pensar que ele é “uma criança num corpo de gigante”.. rsrs

        Fiquemos nisso… É melhor e vc sabe porquê!!

          1. Sabe! E como sabe!! Incrível como quando vi o episódio lembrei de vc na hora!! Rachei de rir!!

            Novamente, parabéns!! Ah, outra coisa sua que adorei? Julie Andrews… It was perfect!!

            Ela é uma diva!! Sortudo do caralho!! LOL!!

  6. Parabéns! Conheci através do Rapaduracast.

    Sucesso!

  7. Parabéns pelos 3 anos. Parabéns pela coragem. Parabéns pela determinação.
    O SOS Hollywood já trouxe nesses 3 anos muitas e muitas emoções para seus leitores, assim como para os fãs que se sentem realizados quando você, Fábio, fica lado a lado com seus ídolos.
    De uma certa maneira, cada fã se sente mais próximo deles, ao ler as entrevistas e ao ver as fotos. E melhor ainda, você consegue perguntar à eles exatamente o que queríamos saber!!
    Eu, particularmente, falo que você é o elo mais próximo dos seis graus de separação que existem entre eu e meu grande ídolo, o Harrison Ford. Nem preciso dizer que as enteevistas com o Harrison são as melhores para mim, nas quais eu vibrei, chorei (sim, eu chorei!!) e me emocionei ao saber de você tão pertinho do Han Solo..ops… do Indiana Jones… ops…hehehe… do Harrison!
    Melhor ainda é que você sabe que quem está lendo as matérias sente toda essa emoção e tem curiosidade imensa sobre os assuntos, porque você entende o que é ser fã.
    Eu sei que quando você estava frente a frente ao Harrison, por exemplo, além da própria emoção de fã, além do profissionalismo, atém do coração batendo mais forte, estava no seu pensamento a lembrança de quem você sabia ser fã desse ator (eu, eu, eu… rs) e o quanto esses fãs vibrariam com a entrevista.
    Esse é o toque que torna o SOS Hollywood especial para seus leitores, o comprometimento não só com a matéria em si, mas com quem vai ler essa matéria.
    Críticas e eologios fazem parte do crescimento. Mudar, melhorar, aprimorar-se, aprender com os acertos e erros, é importante para tudo.
    Mas nunca se esqueça de que é fã também, porque é esse o tempero que torna o SOS Hollywood especial.
    Parabéns, sucesso e claro que a Força esteja sempre com você.

    1. O dia que meu lado fã sair de cena, a profissão perde o sentido, Lisa. Já tem gente demais se considerando mais importante que o entrevistado na imprensa brasileira. Não precisamos de mais um. 🙂

      bjs e obrigado!

  8. Salve, Barretão.

    Tive o prazer de conhecer seu trabalho – e um tanto de sua personalidade – por intermédio de suas participações em outros podcasts (Rapaduracast, Monacast e outros).
    Desde então, procuro acompanhar seus programas e postagens, admirando seu talento e eloquência.
    Gostei muito dos podcasts com a entrevista do André Vianco e este último, enfocando o mestre Myiazaki.
    Parabéns pelos 3 anos do site e desejo-lhe muito sucesso em 2011, com alegria e saúde ao lado de sua tão bela família.

    Abração.

  9. Meu caro xará, conheci o site assim como o colega acima, através do RapaduraCast. Seus comentários naquele podcast me instigaram a buscar e conhecer o conteúdo do S.O.S. Hollywood. A princípio, pelo nome do site (achei que era a cópia um antigo programa que passava na TV a cabo, rsrs), não apareci muito por aqui; mas os textos, bem como os podcasts (especialmente a seção editorial) revelaram o conteúdo de qualidade do portal. Gosto dessa cobertura dos bastidores da turma de Los Angeles que vai além do comum, tratando das coisas boas, mas também apresentando o que acontece de errado nessa indústria. Parabéns pelo três anos de trabalho! Só uma dúvida, já que você citou a questão do sucesso comercial (fique à vontade para não responder se quiser): o site é viável financeiramente ou está no campo do hobby? Um forte abraço!

    1. Fala Xará!

      Respondendo à sua pergunta: o SOS Hollywood não é viável financeiramente. Só uma agência anuncia, de vez em nunca, e as demais ignoram. Tudo que é feito aqui é por pura devoção mesmo. Dizem que não temos bons números. Pois é, não falar de Crepúsculo, não contar piada e não ficar traduzindo notícia que todo mundo dá resulta nisso.

      Abraço!

  10. Eu já falei tantas vezes do SOS Hollywood e do Fábio.

    Não sei dizer quando eu ouvi o Fábio pela primeira vez, mas sei o dia em que ele me fez prestar atenção no seu trabalho. Foi no rapaduracast de Alice no País das maravilhas, que enquanto toda a galera malhava o filme, ele manteve a sua opinião com argumentos sensatos e bem embasados. E mostrando que valor que tinha o que você acredita, e que você tem que confiar no que você acredita que seja verdade, pesquisar e tirar suas próprias conclusões, e não aceitar o que todo mundo diz porque simplesmente por que todo mundo diz. Por essas coisas do destino, eu mandei um e-mail empolgado do quanto eu gostava do seu trabalho. E eis me aqui, acompanhando essa trajetória e podendo participar e contribuir sempre que eu posso.

    Diferente do que mais existe neste mundo, o SOS Hollywood é feito para pessoas que estão em busca de mais do que o conteúdo mastigado que existe no resto da internet. Mostra que os textos podem ser mais que meras críticas, podem ser um pouco de arte e poesia.

    Já está redundente dizer que eu adoro isso aqui. Mas é verdade.

    Parabéns SOS.

    1. Sorry, os erros de português. Os Kanjis estão me matando, mas eu não podia deixar de comentar.

  11. E por isso, por ser por pura devoção, que eu admiro cada vez mais, o Fábio Barreto, e esse site! Parabens mesmo Fábio Barreto! Vida longa ao SOS! Sucesso!
    Que você continue com seu excelente trabalho, com seu profissionalismo!

  12. Qualidade de jornalismo e Consideração com o leitor. Acho que essas duas características sintetizam não só o sucesso, mas o carinho que os leitores têm pelo site. Basta ver como o Fábio escreve bem, marca de um excelente jornalista, tem a dedicação de trazer o que acha relevante de maneira bem feita. O cara comenta os comentários dos leitores, responde e-mails, é uma consideração FABIOlosa com o leitor, um verdadeiro exemplo para todos os escritórias de mídia digital.

  13. Poxa, parabens pelo trabalho, continue com excelente serviço aos aficcionados pelo cinema, pois nao tem nenhum jornalista do seu nivel que tras noticias para gente aqui, um abraço

  14. Eu não estou por dentro de todo o conteúdo de seu blog, então, responderei as perguntas que posso.
    Descobri o SOS na Sci fi News.
    Meu texto predileto é aquele da Hollywood sob pressão, não sei se o título é este… Venho muito aqui porque amo cinema, seu blog é diferente da maioria e você é um cara super inteligente!
    Eu não sou muito esperta, mas tenho o suficiente (de neurônios) pra reconhecer que:
    Você é demais, seus textos são informativos e divertidos (porque se não tem diversão não tem graça).
    E não tem nada que eu não goste no seu blog, nem todo assunto me interessa, mas pra mim seu blog é excelente. Amei sua ideia em narrar suas aventuras na faculdade.
    Parabéns.

  15. Desde menina eu sempre fui apaixonada por cinema. Mas era uma paixão solitária pq não havia muita informação na tv e nos jornais. As revistas especializadas eram…como dizer….pernósticas e falavam de um cinema chamado “de arte” que não era exatamente o que eu gostava.

  16. Continuando…
    Seja no site ou na Revista eu sempre encontro informações, entrevistas e comentários do que realmente interessa e de forma inteligente. Leitura que eu recomendo de alma tranquila pq eu acredito em alguém que AMA cinema tanto quanto eu !!!

  17. Seus textos são impressionantes e causam as melhores impressões. Um pouco tempo depois de sair o “filme que faz pensar” do ano, foi produzido um dos melhores podcasts que já ouvi.

  18. O que dizer? Você é uma das pessoas mais lúcidas que já vi, que em 2011 tenha muito sucesso e claro muito cinema.

    Abraço

  19. Você merece o reconhecimento de seus leitores porque você escreve com garra e com amor.

    Sou sua fã há muito mais do que 3 anos mas o SOS me encanta desde o seu primeiro dia, porque nele vejo seu crescimento e amadurecimento profissional.

    Eu adoro as suas entrevistas e não tenho preferência por nenhuma em especial simplesmente porque amo seu jeito de entrevistar nossos ídolos.

    Morro de inveja cada vez que aparece uma foto sua com um deles mas as fotos com o Bruce Boxleitner e com o Jensen e o Justin me fizeram desejar cortar os pulsos de inveja.

    Eu torço pelo seu sucesso todos os dias, porque você merece, muito.

    E me sinto honrada em tê-lo como parte da minha família.

    Parabéns e sucesso.

    Amo você

    Beijos

    Sil

  20. Conheci o SOS Hollywood através do RapaduraCast, de lá pra cá percebi o quão diferenciado são as entrevistas e a postura ética de seu idealizador e editor. Parabéns por essa marca de três anos de bons serviços prestados a todos nós leitores e ouvintes. Que venham muito mais por aí!

  21. Eu acho que essa sua batalha e essa sua transparencia são os motivos de eu sempre parar o que estou fazendo para ler as suas linhas. Tanto que o texto que me veio na cabeça foi aquele em memória a sua avó. Mesmo “quietinho e sem comentar” tem alguém que torce por você.
    Aos poucos vou ouvindo o cast e também suas participações no rapaduracast. Saiba que tem alguém desse lado que torce por você!!

    Parabéns por 3 anos de vitórias

  22. É incrível ver que um site de somente 3 anos tem tanta qualidade e tanto conteúdo relevante. O SOS já faz parte do quadro de grandes sites sobre cinema no Brasil, sem dúvidas.

    E o site faz aniversário junto comigo, 18 de janeiro. Então um ótimo aniversário para nós!!!!! =^D

  23. Parabéns Barreto! Continue fazendo este excelente trabalho. Pra mim o seu site é referência em termos de informação confiável e de qualidade sobre cinema. Conheci você e seu trabalho através do Rapaduracast a mais ou menos uns 2 anos. Gostei muito da cobertura que você fez sobre The Pacific e meu SOScast preferido é o 13, especial sobre guerra no cinema, demais! Abraços!

  24. Lembro até hoje quando li a entrevista do Neil Gaiman.
    Sempre ouvi falar dele na faculdade (tanto sobre Coraline quanto sobre Sandman) e ouvir sobre ele é sempre bom. Ainda não li nenhum material dele (por pura preguiça mesmo), mas conhecer mais sobre ele foi no muito bom.

    E Parabéns Barretão! acompanho o SOS desde o judão, e desde então não largo o osso.. hehehe..
    e muitos mais anos de vida para o SOS.

    []’s

  25. Poxa vida!!
    esqueci de falar do Rush!!!
    ler sobre eles aqui tbm foi bom pra c…..

  26. Conheci o site pelo rapaduracast,gostava das suas participações pois acrescentava muito conteudo nas conversas, Adoro seus textos, sempre relevantes. A sua opinião com o titulo:” Liberdade de Expressão ou Falta de Noção?” foi uma das melhores,a que me identifiquei, pois passei o mesmo que você,visitando um site a pessoa que escrevia entregou o final do livro(filme). Todos os leitores adoram o site pois é feito de cinéfilo para cinéfilo. abraços

  27. Bom, eu não sei como vim parar neste site mas sei que todo dia eu dou uma passada, seja no próprio site ou pelo RSS para ver se tem alguma novidade.
    Sites que dão notas rápidas sobre filmes são fáceis de se encontrar, mas com textos consistentes são raros.
    Parabéns pela iniciativa, pela paciência e pela falta de apoio.
    PS.: em fevereiro vou passar uns dias em Los Angeles e espero “respirar” um pouco de cinema por aí.

  28. Parabéns, Fábio! Parabéns pelo excelente trabalho, pela vontade e disposição em sempre correr atrás do melhor p/ seus leitores e admiradores, parabéns por conseguir fazer um trabalho tão bonito e tão bom! De verdade, cara, eu admiro demais o que vc faz. Não só com o SOS Hollywood mas a extensão de tudo isso. Acho louvável essa sua sede de conhecimento e a dignidade do que vc se propõe a fazer!

    Bem, não me lembro ao certo quando, mas conheci o site através do RapaduraCast, depois de uma participação sua!! =D

    E aí vc já sabe, né?? Virei tiete e tudo mais! rsrs

    p.s.: quando crescer quero ser igual a vc! kkkkk

    Parabéns e SUCESSO! 😉

  29. Parabéns cara!
    Acompanho seu trabalho desde a época do judao.com.
    Sou seu leitor fiel apesar de não comentar sempre!
    Leio muita coisa de cinema e de longe vc é o que escreve os melhores textos e suas participações em podcasts sempre nos faz entender melhor como funciona a indústria do cinema!
    Te desejo de verdade muito sucesso na sua nova aventura acadêmica!

  30. parabéns, barretão!
    sites como o teu são prazerosos de ler, daqueles que a gente identifica no texto paixão e ‘conhecimento de causa’ sobre o que escreve. acompanho teu trabalho desde o início.
    leio, indico e assino embaixo.
    keep up with the good job, my man!

  31. Parabens mesmo Fabio, conheci pelo cinemacomrapadura. E para falar a verdade acabei gostando mais daqui (só não conte pra eles…rsrs).
    Certamente os melhores textos de cinema estão aqui. A sua profissionalidade mais seu lado fã fazem desse site o que ele é. Continue assim, abraços.

Comments are closed.