SOS Hollywood agora aborda curso de cinema, ganha versão Mobile e, finalmente, tem alguns anúncios!

Texto e Foto: Fábio M. Barreto, de Los Angeles

Muita gente acredita na natureza cíclica da vida. É uma teoria que faz sentido, mas fica desagradável quando os ciclos vão e vem com uma velocidade meio absurda. Chega a ser surreal. Em pouco mais de 3 anos, experimentei muita coisa aqui no SOS, sempre buscando o melhor modo de agradar e criar uma identidade relevante no mercado brasileiro, afinal, é impossível concorrer com os desalmados que passam o dia traduzindo os feeds e repercutindo todas as fofocas do cinema e da famigerada “cultura pop”. O SOS é o lugar maluco e sem medo de publicar textos longos, explicativos e, às vezes, especializados demais. Isso afasta muita gente, mas, por outro lado, agrada à maioria dos leitores que, mesmo sem comentar, está por aí desde os primórdios. É, você mesmo! 😀

Antes de mais nada uma coisa bem importante: se você usa o celular para navegar, pode começar a entrar no SOS por lá mesmo, afinal, depois de um pouco de trabalho, o site tem uma versão mobile funcional mesmo para telefones menos dotados que o iPhone! Se funciona no meu Blackberry, funciona em qualquer aparelho recente! Caso você entre no site e ele não reconheça automaticamente sua configuração, vá até o final da página e clique em Switch to Mobile Site, aí ele vai te levar para a versão correta. 😀

Voltando à vaca fria, muitas das tentativas, devo dizer, foram focadas num patrocinador fantasmagórico inexistente. Sabe aquele pensamento: vou publicar entrevistas exclusivas, análises únicas, matérias trabalhadas e isso vai atrair a atenção de alguém? Pois é, não deu em nada. Bem da verdade, a net brasileira só quer bobagem e essa é a verdade. Entretanto, isso não muda o fato de que o leitor do SOS e o ouvinte do SOS Cast faz parte da elite cultural dessa rede maluca. Parabéns para você! Para comprovar, basta ver os comentários no SOS Cast 18 ou na análise de Cisne Negro, que, aliás, foi invadida por bailarinos e bailarinas recentemente!

Troca de idéias sempre foi o objetivo de tudo isso. Se a informação que o SOS entrega não promover discussão e aprendizado, não há razão de ser transmitida. Isso gera sensações bem legais, sem dúvida. Assim como o resultado extremamente positivo do #SOSCollege causou ótimas surpresas recentemente. Sinceramente, imaginava uma resposta mais amena e, no fim das contas, a série acabou se tornando uma das principais catalisadoras de comentários do site.

São momentos assim que fazem o esforço valer a pena, de verdade. Como alguns dos leitores sabem, o SOS quase não tem receita. É triste, mas a verdade. Aquela fase com as notícias diárias até foi um jeito de tentar atrair mais leitores, mas foi contra os princípios do site e, naturalmente, foi perdendo o sentido até abandonarmos a idéia. Depois as meninas entraram na parada, mas, por inúmeras razões, não puderam continuar com tanta freqüência, logo, cá estou, novamente, tocando o barco sozinho. Afinal, é SOS Hollywood, né? Logo, se sou o único em Hollywood, está nas minhas mãos.

Entretanto, não é mais o caso. Não totalmente. Como vocês puderam notar, agora há uma série de anúncios nas páginas do SOS. O motivo é claro: necessidade de transformar o site em algo minimamente rentável não só pelo retorno profissional, mas para viabilizar sua manutenção. Faço por amor, mas cada hora dedicada ao site é uma hora longe da família. Elas sentem isso e eu também. É preciso haver algo mais e, como em todo trabalho, o fato de me dedicar aqui e poder curtir o tempo com elas com mais tranquilidade e alegria justificaria a ausência. Quero fazer o melhor site, logo, preciso de uma condição mais ideal. E vai acontecer, como resultado do esforço e no tempo certo. E esse tempo começa agora. 🙂

Isso não é um pedido de cliques, longe disso, não é necessário fazer isso. É um esquema baseado na exibição, então, entrar no site e ler as matérias já dá conta do recado. Mas há um pedido, como sempre há. rs. Peço que ajudem a divulgar, que mostrem links interessantes a amigos e colegas – especialmente nas faculdades e ambientes de trabalho. Todo mundo conhece um bando de gente inteligente e disposta a ler coisas legais, não é mesmo? Foi assim que os grandes sites brasileiros, no boca-a-boca, e por que não funcionaria com o SOS? Só que preciso exclusivamente de você, leitor! Estou longe do Brasil, estou com a agenda cheia por causa da faculdade e do trabalho, então por que não fazermos um acordo interessante? Eu entupo o site com material legal e você, em troca, comenta no site e conta para um amigo por semana? Não é muito, não envolve dinheiro e, acredite, vai fazer toda a diferença do mundo por aqui!

Um abraço e obrigado pelo simples fato de ter chegado ao final desse email! Você é especial, com ou sem anúncios… bem, depois de 3 anos, não preciso ficar repetindo, né?

Fábio M. Barreto

Fábio M. Barreto novelista de ficção, roteirista e diretor de cinema e TV. Atuou como criador de conteúdo multimídia, mentor literário e é escritor premiado e com vários bestsellers na Amazon. Criador do podcast "Gente Que Escreve" e da plataforma EscrevaSuaHistoria.net.
Atualmente, vive em Brasília com a família.

Recomendado para você

9 Comments

  1. Que alegria poder ler o SOS do meu celular!! Agora as horas entediantes em filas de banco, esperas de consultório e afins serão mais informativas e passarão mais rápido. Parabéns pela iniciativa. Mobilidade é o futuro, quer dizer, o presente. Muitos sites “grandes” ainda não tem versão mobile e vc saiu na frente.
    Pode contar com meus cliques e divulgação entre amigos.
    Sou jornalista como você e sei as dificuldades que enfrentamos. Mas não imagino nem de perto a sua longe do seu país, com família, trabalho, college e site. Por isso, conte comigo, porque para me informar ainda mais sobre a paixão do cinema eu já conto contigo.
    abraços

  2. Força, Barretão! O projeto SOS Hollywood não pode parar!

  3. Uma pena que tanto conteúdo bom não renda o que deveria.

    Mas é isso ae, você sabe ter uma conversa com o leitor, certeza que logo mais aparece gente nova, quem curte cinema só de ler um texto seu já vira fã.

  4. Conte comigo, Big Barreto.
    Sou um dos “é vc mesmo” Hehehe

  5. Parabéens cara, q vc merece!

    Claro q já faço td isso, mas vou continuar, sempre e sempre, a divulgar o SOS!
    o/

    e vida longa ao SOS!!!

  6. e qual o link da versao mobile

    1. É automático, só entrar pelo SOS que o telefone deve reconhecer. 🙂
      No caso de iPhone ele carrega a página mesmo.

  7. Confesso ser um daqueles que gosta de ler as análises, matérias e entrevistas, mas que nunca comenta, por sentir não ter tanto a acrescentar à discussão (ou seja, vergonha mesmo)…

    Agradeço a você Fábio, pela disposição e pelo trabalho que você faz aqui no SOS, dando um ângulo diferente da cobertura de Hollywood. Pretendo aparecer com um pouco mais de frequência e tentarei comentar mais.

    May the Force Be With You 🙂

  8. Olá Fábio,

    Sou leitor do SOS Hollywood e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema – o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total – assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o SOS Hollywood.

    Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no SOS Hollywood.

    Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

    Um abraço,

    Marcos
    http://www.cinematotal.com
    marcos@cinematotal.com

Comments are closed.